Falha afeta indexação e reduz visibilidade de notícias no Google Reprodução

Falha afeta indexação e reduz visibilidade de notícias no Google

Uma falha no Google verificada esta semana reduziu a visibilidade de notícias de grandes sites e portais jornalísticos. Um problema de indexação fez com que a ferramenta de buscas da plataforma deixasse de mostrar os links mais recentes de conteúdos produzidos por publishers de vários países.

 

A companhia confirmou a falha, mas não revelou totalmente as causas. "Estamos cientes dos problemas de indexação que afetaram alguns sites hoje (quarta-feira, 7) mais cedo. faremos uma atualização quando tivermos mais informações", dizia uma mensagem do Google no Twitter, informou o jornal O Estado de S.Paulo. Um pouco depois, conforme o jornal paulista, a empresa confirmou ter detectado um problema da ferramenta de inspeção de URL.

"Para os sites, é importante aparecer bem no ranqueamento do Google para ter mais tráfego, o que gera mais receita. Perder um dia no ranking do Google é perder receita", explica Humberto Sandmann, professor de Tech da ESPM, ouvido pelo O Estado de S.Paulo.

O Google também perde ao ver desgastada sua credibilidade junto a anunciantes. Os problemas de indexação, detalha Sandmann, prejudica o acompanhamento correto do tráfego que o Google têm de apresentar aos anunciantes, mesmo que a companhia descarte os dados das datas em que a falha ocorreu. Além disso, os usuários tendem, no longo prazo, a trocar de buscador ao não encontrar notícias mais recentes.

Leia mais em:

https://link.estadao.com.br/noticias/geral,google-tem-falha-que-afeta-indexacao-de-noticias,70002960233