Congresso dos EUA encaminha legislação que viabiliza construção do memorial dos jornalistas Reprodução

Congresso dos EUA encaminha legislação que viabiliza construção do memorial dos jornalistas

O congresso dos Estados Unidos deve aprovar um projeto de lei que autoriza a recém criada fundação Fallen Journalists Memorial (FJM) a arrecadar fundos e atuar ao lado de entidades na construção de um memorial em homenagem aos jornalistas mortos enquanto realizavam seus trabalhos. A iniciativa, que tem o apoio de republicanos e democratas, contrasta com a retórica cada vez mais agressiva à imprensa do presidente Donald Trump.

“O trabalho de nossos patrocinadores legislativos até o momento foi excelente. O amplo apoio que recebemos da comunidade jornalística e de seus leitores, telespectadores e ouvintes de todo o país é muito inspirador”, diz David Dreier, presidente da Tribune Publishing Co., que atuará  como presidente do conselho da FJM. “O jornalismo é uma pedra angular da nossa democracia. É importante honrar aqueles que morreram em busca da verdade.”

A fundação FJM funcionará sob a orientação National Press Club Journalism Institute (NPCJI), afiliada sem fins lucrativos do National Press Club. A organização será presidida por Barbara Cochran, professora da Escola de Jornalismo do Missouri e presidente do NPCJI.

De acordo com um comunicado de imprensa, a fundação FJM dará apoio e suporte ao planejamento do projeto, construção, operação, manutenção e preservação do memorial. Inicialmente, o projeto conta com financiamento da Annenberg Foundation e da Michael and Jacky Ferro Foundation.

O projeto de lei é de autoria de Grace Napolitano (D-CA) e Tom Cole (R-OK), representantes no Congresso, e co-patrocinada pelo deputado Jim McGovern (D-MA), bem como pelos senadores Ben Cardin (D-MD) e Rob Portman (R-OH).

Leia mais em:

https://www.editorandpublisher.com/a-section/lawmakers-introduce-bill-to-build-memorial-for-fallen-journalists/