Jornalismo de impacto, com conteúdos que fazem a diferença, ganha espaço nas redações Reprodução

Jornalismo de impacto, com conteúdos que fazem a diferença, ganha espaço nas redações

Redações de todo o mundo trabalham com um número cada vez maior de métricas para tentar identificar a relevância do jornalismo que produzem junto a suas audiências e, com isso, melhorar os conteúdos e elevar as chances de monetização. Antes de tudo, porém, as organizações de notícias precisam garantir que suas reportagens causem algum impacto, o que cria uma espécie de círculo virtuoso de reportagens. É assim que trabalha o Bureau of Investigative Journalism, uma agência noticiosa sem fins lucrativos de atuação no Reino Unido.

A organização conta inclusive com uma editoria de impacto, atualmente comandada pela jornalista Miriam Wells, relata o Nieman Lab. O trabalho dela é manter o ciclo de impacto causado pelas reportagens da agência, que colabora com outras organizações de notícias. As investigações do Bureau sobre ataques aéreos nos Estados Unidos, por exemplo, foram publicadas no The New York Times, enquanto os reflexos do comércio global de carne bovina na Amazônia estamparam as páginas do The Guardian. As descobertas do Bureau of Investigative Journalism também foram publicadas no British Medical Journal.

 "Sabemos que o jornalismo não pode trazer mudanças por conta própria – mas pode ser uma parte realmente eficaz de um movimento maior de atores e eventos que trazem mudanças", disse Miriam Wells ao Nieman Lab. "O impacto, para nós, não é apenas uma coisa de alto nível sobre uma história e uma mudança de política. É sobre como o jornalismo interage com a comunidade”, afirmou. "Ao fortalecer as redes e grupos que estão trabalhando no assunto que você está denunciando, o jornalismo pode servir a sociedade e as comunidades. Isso é poderoso e positivo".

Leia mais em:

https://www.niemanlab.org/2019/09/meet-the-impact-editor-the-bureau-of-investigative-journalism-is-now-paying-someone-to-ensure-its-journalism-makes-a-difference/?utm_source=Daily+Lab+email+list&utm_campaign=d501beea5a-dailylabemail3&utm_medium=email&utm_term=0_d68264fd5e-d501beea5a-386384393