Brasileiros estão entre os finalistas da edição deste ano do Prêmio Gabo Reprodução

Brasileiros estão entre os finalistas da edição deste ano do Prêmio Gabo

Três trabalhos brasileiros estão entre os 12 finalistas do Prêmio Gabo, promovido pela fundação de mesmo nome, da Colômbia, que tem como objetivo incentivar a busca pela excelência, inovação e coerência ética no jornalismo, inspirado nos ideais e na obra do escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano Gabriel García Márquez.

“Crise do clima”, série de nove reportagens multimídia do jornal Folha de S.Paulo que mostram a realidade concreta de populações, setores econômicos e regiões inteiras que enfrentam fenômenos climáticos extremos, é finalista na categoria “Cobertura”. O perfil do vice-presidente brasileiro, general aposentado do Exército Hamilton Mourão, escrito por Fabio Victor para a revista Piauí – “O general do capitão” – concorre ao prêmio de melhor texto.

A série “O fim de uma facção”, do The Intercept Brasil, é finalista na categoria “Inovação”. Os textos mostram a história da facção Amigos dos Amigos, que construiu um império criminoso ao longo de 21 anos.

Os finalistas do Prêmio Gabo, que tem ainda a categoria “Imagem”, foram escolhidos entre 1.730 inscrições. Os quatro vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação que será realizada no dia 3 de outubro, durante o Festival Gabo 2019, em Medellín, na Colômbia.

Veja aqui a lista completa dos prêmios.