Imprimir esta página
Abertas as inscrições para curso on-line da Abraji sobre jornalismo local Reprodução

Abertas as inscrições para curso on-line da Abraji sobre jornalismo local

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) promove, entre 21 de outubro e 13 de dezembro de 2019, o curso on-line Jornalismo Local Sustentável. O treinamento, gratuito e aberto a jornalistas, terá coordenação acadêmica de Sérgio Lüdtke e conta com apoio do Facebook Journalism Project.

O conteúdo será desenvolvido em quatro módulos: Jornalismo local de qualidade; Territórios e comunidades; Ferramentas digitais para jornalistas; e Jornalismo economicamente sustentável. Os participantes serão conduzidos por uma equipe de professores experientes para revisar os fundamentos do jornalismo; explorar novas linguagens como dados, podcasts e vídeo produzido com smartphones; dominar técnicas para analisar redes sociais e fazer gestão de comunidades de leitores; conhecer ferramentas digitais que darão produtividade ao trabalho jornalístico; entender como funciona uma empresa de mídia e seus modelos de negócios; e aprender a usar técnicas e ferramentas para medição de audiência.

Pesquisa feita pelo Atlas da Notícia mostra que há vastas regiões do país onde a imprensa local inexiste. Em muitos outros lugares, ela está em crise ou é dominada por grupos políticos ou religiosos. “É fundamental para a democracia brasileira que, mesmo nas pequenas cidades, tenhamos um jornalismo pautado pela independência, que fiscalize o uso correto dos recursos públicos e denuncie abusos”, diz o presidente da Abraji, Daniel Bramatti. “Consideramos esse curso uma contribuição para revigorar a imprensa local, segmento que foi atingido com muita força pela crise da mídia.”

O número de participantes é limitado a 3 mil profissionais. Caso esse número não seja alcançado, a Abraji abrirá a participação a uma lista de espera criada para estudantes de jornalismo. O formulário de inscrições e a lista de espera para estudantes estão disponíveis no site do curso Jornalismo local sustentável. As inscrições já estão abertas.

Leia mais em:

https://www.abraji.org.br/abraji-lanca-curso-online-de-jornalismo-local