Publicações impressas e locais são fundamentais em tempos de polarização, diz especialista em mídia

Publicações impressas e locais são fundamentais em tempos de polarização, diz especialista em mídia

Empresas editoras de jornais e revistas têm dedicado investimentos na transição do meio impresso para o digital, mas quase sempre com o cuidado de manter a qualidade e o valor diferenciado de seus veículos impressos. Segundo o professor de jornalismo e analista da mídia europeia Bernhard Pörksen, trata-se de decisão acertada, uma vez que, além da experiência diferenciada oferecida pelo papel, as publicações impressas são uma criação editorial capaz de oferecer o inusitado ao leitor, ao contrário de boa parte dos conteúdos distribuídos na web. O especialista também destaca o papel fundamental da imprensa local em tempos de polarização.

“(O meio impresso) proporciona surpresa, a possibilidade de encontrar algo que nem sequer se buscava”, diz o professor alemão. “O periódico impresso é um pacote de conteúdos elaborados por jornalistas (...), no qual há muitas histórias que não interessam a todos – local, esportes, economia ou política. Mas em qualquer caso o leitor encontra o que não esperava”, afirma Pörksen, para quem o produto editorial garante diferentes perspectivas que estão interconectadas. “Nos dias de hoje isso é existencialmente necessário”, defende.

Ao comentar a crise enfrentada pelo jornalismo diante da disrupção digital, Pörksen afirma que é urgente expor às pessoas como funciona o jornalismo e por que ele é tão importante para a sociedade. O especialista diz ainda que as organizações de notícias locais são mais importantes do que nunca. “As noticias sobre tudo o que está ao redor de uma persona são um valor em si mesmas, porque somos seres fascinados pelo que nos rodeia.  Diante da crescente polarização, as publicações regionais são importantes para manter a conversação sobre a cidade”.

Leia mais em:

https://laboratoriodeperiodismo.org/porsken-los-periodicos-impresos-todavia-tienen-una-ventaja-decisiva/

https://www.gea.de/land_artikel,-bernhard-p%C3%B6rksen-warum-journalismus-notwendiger-ist-denn-je-_arid,6182890.html