Para sobreviver, mídia local tem de reforçar elo com leitor e se adaptar à Era digital Reprodução/IJNET

Para sobreviver, mídia local tem de reforçar elo com leitor e se adaptar à Era digital

Quando o pequeno jornal bissemanal The Storm Lake Times, do condado de Buena Vista, no noroeste de Iowa, nos Estados Unidos, recebeu o Prêmio Pulitzer na categoria redator de editorial em abril deste ano, o debate sobre a importância de garantir o fortalecimento do jornalismo local ganhou fôlego. Mas embora valorizadas pelos leitores as publicações desse tipo permanecem a enfrentar muitas dificuldades diante das novas tecnologias, dos comportamentos digitais dos leitores e, principalmente, das práticas comerciais do duopólio Google-Facebook. Ao mesmo tempo, é por meio da tecnologia e de modelos de negócios adaptados ao meio online que essas publicações podem superar os atuais obstáculos.

A Rede de Jornalistas Internacionais (IJNET) elencou algumas das tendências da mídia norte-americana local. São elas:

1 – Intensificar o conteúdo local original pode ser essencial para sobreviver;

2 – O jornalismo local está evoluindo, e essa evolução inclui elementos de um jornalismo comprometido, que escuta sua comunidade e que aproveita as plataformas digitais para contar histórias;

3 – Teremos menos provedores de notícias locais do que no passado;

4 – As redações serão menores e cada vez mais visuais. Será necessário fazer mais com menos, e com redações menores, será preciso recorrer a serviços de agências de notícias e a dar novos enfoques à cobertura;

5 – Diferentes fontes de renda: Dado o desafio contínuo de garantir receitas suficientes para manter (e, idealmente, crescer) seus negócios, a mídia local está explorando várias maneiras de expandir sua base de receita;

6 – Trocar informações com o público, online e pessoalmente, tornou-se prioridade;

7 – A mídia local deve ser mais diversificada em equipe e conteúdo. Muitas redações já estão reconhecendo que as habilidades e a composição de suas equipes também terão que mudar;

8 – O jornalismo local é a vanguarda da profissão. Num momento em que a confiança das mídias está em baixa, os provedores de notícias locais podem desempenhar um papel vital.

Leia mais em:

https://ijnet.org/pt-br/blog/8-tend%C3%AAncias-importantes-no-jornalismo-local