UNESCO estimula ação conjunta para reduzir a impunidade nos crimes contra jornalistas

UNESCO estimula ação conjunta para reduzir a impunidade nos crimes contra jornalistas

O editor do jornal de oposição da Rússia, Novaya Gazeta, Dmitry Muratov, vencedor da Pena de Liberdade de Ouro de 2016, está tão preocupado com a segurança de seus funcionários, que ele deve armar com armas "traumáticas" para que possam se proteger. Isso segue a esfaqueamento da semana passada de um jornalista de rádio russo e a morte em 2006 da jornalista investigativa Anna Politkovskaya.

A extrema violência contra jornalistas ao redor do mundo e o assassinato de profissionais de comunicação no exercício de seus trabalhos são motivo de reflexão nesta quinta-feira (2), de novembro. Neste Dia Internacional para acabar com a impunidade por crimes contra jornalistas, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) convocou publishers e comunicadores a também promover com mais intensidade iniciativas coletivas para relatar a violência contra a imprensa, ações estas que têm se mostrado mais eficazes no combate à impunidade.

"Provou ser de grande impacto quando jornalistas de vários meios de comunicação, além de suas diferenças e linhas editoriais, trabalham juntos para publicar um história sobre um assassinato de um colega jornalista em seu país, onde o autor do crime ficou impune”, disse o o director-geral Adjunto da UNESCO, Frank la Rue. Esses casos, afirmou, devem ser cuidadosamente investigados, publicados e transmitidos.

De 2006 a 2016, a UNESCO registra o assassinato de 930 jornalistas foram mortos em todo o mundo. A agência da ONU informa ainda: um jornalista é morto a cada quatro dias;  apenas um em cada dez crimes cometidos contra jornalistas nos últimos onze anos foi resolvido; 93% dos mortos são locais, apenas 7% são correspondentes estrangeiros.

A UNESCO estimula ainda o compartilhamento de campanhas de mídia social marcadas pelas hashtags #EndImpunity e #JournoSafe.

Leia mais em:

https://en.unesco.org/endimpunity-2017

http://www.wan-ifra.org/articles/2017/10/26/2nd-november-international-day-to-end-impunity-for-crimes-against-journalists