Presidente do Peru assina Declaração de Chapultepec no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, firma nesta quarta-feira (3), Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a Declaração de Chapultepec, conjunto de princípios sobre as liberdades de expressão e de imprensa. A cerimônia de assinatura, a ser realizada no Palácio do Governo peruano, contará com a participação de uma delegação internacional da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). O grupo, liderado pelo presidente da entidade, Matt Sanders, também se reunirá com autoridades dos poderes Judiciário e Legislativo do país sul-americano.

Na quinta-feira (4), a delegação da SIP participa de um fórum na Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas. Em um dos painéis do encontro, “Liberdade de Imprensa em tempos de redes sociais”, o presidente da SIP vai dialogar com os jornalistas peruanos Rosana Cueva, da Panamericana TV, Mávila Huertas, da América TV, Carlos Salas, do El Comercio, e Ángel Páez, do La República. A mediação será feita pelo jornalista Mario Cortijo.

Um segundo painel, “Imprensa y corrupção”, contará com exposições de Roberto Rock, presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, José Roberto Dutriz, presidente da Comissão Chapultepec, Gustavo Mohme, diretor do La República, Alejandro Miró Quesada, diretor da revista Cosas, e Fernando Berckemeyer, vice-presidente Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP para o Perú e diretor de jornalismo do El Comercio. A mediação será feita por Gonzalo Zegarra, presidente da Comissão Legal da SIP e diretor de jornalismo do Semana Económica

Leia mais em:

http://www.sipiapa.org/notas/1211420-peru-delegacion-la-sip-visita-al-presidente-kuczynski