Jornais associados à ANJ publicam artigo do presidente do TSE: Contra notícia falsa, mais jornalismo Reprodução

Jornais associados à ANJ publicam artigo do presidente do TSE: Contra notícia falsa, mais jornalismo

Dezenas de jornais de diversas regiões do Brasil publicaram em suas edições impressas e digitais, no último fim de semana, artigo do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). No texto, o desembargador defende de forma veemente a liberdade de imprensa e a importância do trabalho dos jornalistas e dos veículos de comunicação para a democracia e no combate às notícias falsas, principalmente no período eleitoral, como ocorre em 2018. A ampla veiculação do artigo é resultado de uma parceria do TSE com a Associação Nacional de Jornais (ANJ).

A iniciativa que permitiu a distribuição do conteúdo em diversas regiões do país, por meio dos jornais, partiu do TSE, que pediu à ANJ ajuda na divulgação do artigo no maior número possível de jornais, como forma de valorizar o jornalismo diante das fake news. “A associação considerou a iniciativa muito adequada, já que está exatamente na linha do que defendemos. Consultamos os jornais associados e houve grande interesse na publicação”, conta o diretor executivo da ANJ, Ricardo Pedreira.

Em seu artigo, o ministro Fux destaca que o jornalismo político-eleitoral precisa ser livre para apontar as imprecisões do discurso público e investigar condutas questionáveis, mais ainda no período de campanha. “O jornalismo de qualidade pode incomodar, mas sua existência deve ser garantida. O TSE entende que os jornalistas são fundamentais no processo eleitoral: dão ao eleitor informações vitais para que o voto seja exercido com consciência. Por isso, defende os profissionais que lutam para promover a participação ativa dos cidadãos no processo democrático e repele qualquer tentativa de silenciá-los”.

Leia aqui o texto do presidente do TSE