Norte-americanos com mais acesso ao jornalismo diferenciam melhor o factual da opinião, diz pesquisa

Norte-americanos com mais acesso ao jornalismo diferenciam melhor o factual da opinião, diz pesquisa

Recente estudo do Pew Research Center revela que, em meio à hiperinfomação digital, os norte-americanos que acessam regularmente informações produzidas por empresas jornalísticas são mais capazes de diferenciar conteúdos factuais de expressões opinativas do que aqueles que estão mais distantes dos conteúdos noticiosos. A tarefa é considerada básica, mas também fundamental no combate à desinformação na internet.

O levantamento expôs 5 mil adultos, entre fevereiro e março, a conjuntos de cinco declarações factuais e cinco expressões opinativas. A maioria dos entrevistados identificou corretamente apenas três dos cinco conjuntos. O resultado, diz o estudo, é preocupante uma vez que é praticamente igual a adivinhações aleatórias. Além disso, poucos acertaram todos os cinco conteúdos apresentados. Cerca de um quarto marcou de forma errada a maioria ou a totalidade.  

Nos grupos mais bem informados, entretanto, os resultados foram melhores. Entre aqueles que têm muita confiança na mídia, 39% identificaram corretamente todas as informações factuais e 43% verificaram as opiniões, contra 18% e 30%, respectivamente, das pessoas que confiam pouco ou não confiam nos meios noticiosos.

O mesmo ocorre em outros dois grupos que costumam acessar com frequência os conteúdos jornalísticos: os de alto nivel de conscientização política (36% identificaram corretamente todas as informações factuais e 44% verificaram as opiniões, contra 17% e 29%, respectivamente, das pessoas com baixa consciência política) e os versados em tecnologia (35% identificaram todas as cinco notícias e 44% as declarações de opinião, enquanto os índices daqueles de pouco conhecimento digital foram de 13% e 21%, respectivamente).

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