Fabiana Moraes: "É difícil denunciar; fazer reportagem é caro" Rodrigo Lôbo/O Povo

Fabiana Moraes: "É difícil denunciar; fazer reportagem é caro"

Com sotaque pernambucano, a jornalista Fabiana Moraes diz sobre um jornalismo universal. Nesta entrevista, realizada por telefone, ela conversa sobre conceitos e vivências, criando pontes entre fronteiras. Objetividade e subjetividade, por exemplo, são faces de um mesmo jornalismo que se (re)aprende e se amplia com o tempo. “A gente fala muito numa transmutação do jornalismo, por conta das novas mídias, das novas tecnologias; e elas alteram forma, produção... Mas isso não joga fora o que a gente tinha antes”, revisa. Para Fabiana, “é um conteúdo rico, honesto, inovador também” que faz a diferença entre tantos meios de comunicar. Dizer e mostrar coexistem mais do que nunca, em uma época onde o jornalismo pode ser todas as mudanças, sem perder a essência.

O POVO - O que é notícia hoje? Ainda é “o homem que morde o cachorro”?

Fabiana Moraes – (risos) Na verdade, existem várias definições de notícia. O homem morder o cachorro e o cachorro morder o homem, ambas, para mim, podem ser notícia, dependendo de quem está mordendo, como está mordendo, onde está mordendo (risos). Mas, a gente fala muito numa transmutação do jornalismo, muito por conta das novas mídias, das novas tecnologias e, sim, claro que elas alteram forma, produção... Mas eu acho que isso não joga fora o que a gente tinha antes. Então, a hard news, na verdade, tem um espaço mais privilegiado hoje, na medida em que você pode noticiar muito mais rápido. Um acidente, um impeachment, quando acaba de sair uma decisão, a hard news em si, propriamente falando, ganhou muito mais espaço hoje. E ela não é mais domínio de nenhuma pessoa específica, da figura do jornalista. As notícias passaram a ser compartilhadas por muitos. Muitos, hoje, têm a potência de divulgá-las, de fazer elas se espraiarem.

OP – E também de produzi-las, e a gente corre o risco das notícias falsas nesse maior espaço e maior produção...

Fabiana – É verdade. A gente, realmente, vem enfrentando essa questão do fakenews. É interessante pensar nisso, eu estava conversando com um pesquisador a respeito disso e é como se a fakenews fosse algo que não fosse do campo do jornalismo. E o jornalismo também já produziu e produz muita fakenews. Não é um fenômeno também, necessariamente, tão novo. A gente, na verdade, tá democratizando mais a produção da fakenews, de certa maneira. Pensar, por exemplo, no fakenews de uma maneira mais ampla, a gente tem a mescla de jornalismo com entretenimento há bastante tempo. Na verdade, com publicidade, a linguagem publicitária muito entremeada no jornalismo. Então, várias matérias que, na verdade, são peças de divulgação. Pra divulgar desde partidos políticos a ações governamentais, a faqueiros na revista Caras, a gente tem essa contaminação do jornalismo pela publicidade há muito tempo, mas isso nunca foi percebido como uma fakenews. É como se a fakenews fosse algo muito novo e produzido só por não especialistas na notícia. Quando, na verdade, a gente tem essa questão dentro do jornalismo. Eu não posso chamá-las, de saída, apenas de fakenews; tem gente que chama de info-entretenimento. Mas, se a gente parar para pensar, na verdade, o jornalismo possui esse tipo de fenômeno há bastante tempo.

OP - Qual o poder transformador que a imprensa ainda tem? Hoje é imprensa é muito questionada, mais do que questionadora, talvez...

Fabiana – Verdade. Eu acho que a potência do que o jornalismo pode fazer não se apaga por conta da derrocada de um modelo, sabe? É claro que ela está numa transmutação muito forte e não é fácil manter esses coletivos, essas iniciativas que aparecem dessa potência continuar, da reportagem continuar, da investigação continuar sem uma contaminação das Redações. Das Redações que encolheram e colocaram tantos profissionais incríveis na rua. É difícil denunciar, não é fácil fazer jornalismo, fazer reportagem é caro, não é barato. E as pessoas esquecem disso. Muitas vezes, quem está apontando o dedo não sabe como é difícil você trazer uma boa reportagem, uma boa apuração. É caro. Você está produzindo um minidocumentário todas as vezes. E, ao mesmo tempo, as pessoas cobram, querem esse jornalismo, criticam muito a mídia, mas não apoiam essas iniciativas, muitas vezes. Não leem, não entram naquelas vaquinhas virtuais de patrocinar essa ou aquela reportagem... E, mesmo assim, dentro dos espaços que se chama de grande mídia, da grande imprensa, ainda tem gente fazendo muita coisa boa, fazendo coisas que respondem essa tua pergunta. Que é necessária essa produção, essa produção é essencial pra trazer visibilidade pra questões que não é o governo que vai te dar, não é nenhuma empresa que vai te dar. Só uma investigação de pessoas que estão, de fato, comprometidas com o estranhamento - não vou dizer de verdades porque não existe uma verdade única -, em pensar notícias, reportagens, pensar na questão da informação na sua integralidade. Eu acho que isso, na verdade, está sendo mais necessário do que nunca.

OP - Nós estamos produzindo em um contexto singular: em meio a crises cíclicas da pauta, sob o fogo cruzado das notícias falsas e seguindo a agenda política nacional. Como o jornalismo pode sair desse furacão, mais fortalecido ou não?

Fabiana – Você fala de coberturas políticas?

OP – De tudo isso, estamos no olho do furacão: de coberturas políticas questionáveis, da crise eterna da pauta e sob esse fogo cruzado das notícias falsas. Estamos produzindo dentro disso, um jornalismo que muitos ainda acreditam. Como o jornalismo pode sair desse furacão, mais fortalecido ou não?

Fabiana – Eu acho que mais fortalecido, mas também se tomar uma decisão que, me parece, vários jornais não estão tomando, de manutenção da qualidade. De comprometimento, de fato, com a qualidade do conteúdo. É o conteúdo que vai fazer a diferença, eu não tenho a menor dúvida disso, sabe? É um conteúdo rico, bem apurado, honesto, inovador também. Porque inovador não é mandar o repórter pra lua, não. Mas é de trazer uma abordagem que não seja carregada de tantas muletas que a gente sempre usou. Denuncismos, coberturas egoicas que, na verdade, trazem mais capital para o jornalista ou a jornalista do que para as pessoas que estão sendo trazidas. Acho também que produções coletivas, falando assim do egoísmo, de abordagens muito egoicas, da gente ter mesmo comprado essa figura do jornalista muito herói, isso é muito ruim porque criou-se uma cultura do trabalhar sozinho que, às vezes, não é interessante. Eu acho que, hoje, é menos interessante ainda. Trabalhos coletivos também são importantes pra essa sobrevivência. E, sinceramente, eu acho que mais do que suportes moderninhos, aplicativos, boas reportagens – quando eu falo boas é no sentido de reportagens, como eu falei antes, que não se apoiem nessas muletas de “ah, vou falar de questões raciais” e, aí, você trazer negros vitimizados, sabe? Porque, aí, é o jornalista quem tá salvando. Então, esse tipo de cobertura, de relação, eu acho que não. Ela não é mais interessante pra ninguém e eu acho que as pessoas desejam ver abordagens mais honestas sobre o mundo.

OP - Existe uma base na qual o jornalismo se firma: uma boa história contada em um bom texto. Desde que o jornalismo é jornalismo é assim. Como trazer essa basepara os tempos atuais? O que tem sido o novo, na prática jornalística, para que se possa manter o consumidor: o suporte, o meio da comunicação ou a própria estética, revisitada?

Fabiana – Agora, a gente não pode mais abrir mão dessa dimensão estética. Na verdade, a dimensão estética também é algo que sempre esteve presente no jornalismo. Se a gente pensar no jornalismo literário, tem uma dimensão estética no sentido da construção do texto. E, aí, pensando em novas tecnologias e tudo isso, você não pode abrir mão do design, por exemplo. É fundamental e eu acho bom, sabe? Eu acho que esse conteúdo precisa ser mostrado, agora, de diversas maneiras e em diversas plataformas. Ele precisa está muito bem apresentado, ele precisa de uma forma muito interessante pra mostrar um bom conteúdo. Não adianta ter uma puta reportagem, um puta material, que não seja oferecido de uma maneira interessante porque a quantidade de informação é imensa e, pra furar esses bloqueios, você precisa, de fato, captar as pessoas, tocar em algo das pessoas pra trazer. E, aí, também se o texto for ruim não adianta a maquiagem, uma bela maquiagem, uma bela produção... quando eu falo maquiagem, não é nem uma coisa justa, não é um termo justo. Fazer um trabalho de design, um trabalho que agregue, que colabore com a dimensão informativa, não é fácil. Eu fui pra Abraji agora e encontrei um dos coordenadores de um portal, agora tá fugindo o nome, que eles se vendem como entendendo as notícias, explicando as notícias. E uma coisa que eu vi na apresentação tinha muito a ver com isso, como as notícias eram trazidas. Eu lembro que tinha uma entrevista com o Obama, muito legal, é um pessoal que era da equipe do Washington Post e fundou esse outro coletivo. E, enquanto o Obama falava, os números sobre os quais ele falava eram trazidos, na tela, com outras informações também, que agregavam mais outras informações para além do que ele estava falando. As reportagens mesclam muito a questão do jornalismo de dados com um texto potente também. Então, eu acho que é a coexistência, agora, desse material, do desenho, do design, do vídeo, da letra. É a coexistência disso tudo que vai guiar a gente. Agora, insisto em dizer: uma apuração e um texto bem escritos, numa pauta que tem um recorte interessante, potente, ela prevalece. Não há uma escapatória pra isso. As pessoas podem até ficar seduzidas, no início, com uma boa forma, mas se essa forma não trouxer também um conteúdo interessante, tu vai morrer na forma. Muitas vezes, inclusive, com um conteúdo interessante morre na praia. Alguns projetos que vi, por exemplo, estão se refazendo agora. Como o Brio, reportagem em profundidade, estão se refazendo, se repensando porque não é fácil, de fato, que as pessoas parem para ler uma reportagem que vai durar 20 minutos no dia, uma série. É difícil. A gente está pensando em concorrências de suporte, mas mais difícil é pensar como se capta leitores, sabe?

OP - Onde deve estar o jornalismo em um futuro próximo: no documentário, na coluna da Internet, no blog, no impresso, na TV?

Fabiana – Eu acho que em todos esses lugares que você traz... eu acho que a televisão tem ganhado um impulso ainda maior, embora as pessoas digam “ah, a televisão...”, mas a televisão está no computador. Então, o conteúdo de uma Fátima Bernardes, de um Canal Brasil, isso tudo também está na Internet. Os conteúdos televisivos estão na Internet. O suporte muda, mas a gente está vendo o mesmo conteúdo, muitas vezes. Isso, na verdade, está mais espraiado, de certa maneira. Até escrevi sobre isso hoje, pensando um pouco sobre alguns jornalistas que eu conheço e que não exerceram o jornalismo hard, digamos assim, e são artistas. Então, o jornalismo pode adentrar espaços vários, né? Hoje, eu vejo jornalismo numa galeria de arte. Então, eu lembro que, ano passado, eu vi uma exposição grande, patrocinada, inclusive, pela Piauí, que levou um fotógrafo pra Mariana, pra fazer a cobertura do desastre ambiental. E essas fotografias e os textos estavam postos numa galeria. Então, essa é uma dimensão que, pra gente, dá até um tiute pensar nisso. Mas, talvez, a gente tenha meio que subestimado, como profissional, sabe? Eu acho que, por exemplo, jornalistas não se veem escrevendo roteiros e a gente está escrevendo roteiro, de certa maneira, toda hora (risos). A gente tá o tempo todo na rua, a gente tá pegando histórias, então, a gente tem uma tremenda potência pra documental, pro roteiro, pra uma galeria... mas são atividades que a gente acha que não é pra gente, digamos assim.

OP – E, no meio dessa crise existencial, nossa e das Redações, a gente ainda se pergunta muito, atualmente, pra que e a quem a serve o jornalismo. Nós mesmos, jornalistas, estamos meio perdidos diante das possibilidades...

Fabiana – Exatamente. Não é, realmente, um período fácil. Porque, além de você ter um encolhimento de Redações, e uma coisa tá relacionada a outra, você tem uma debandada de leitores enorme. Não é assim: “é porque tem que tá na Internet que as pessoas vão ler”. Não vão, muitas vezes. Falo isso por experiência própria. Uma vez, fiz uma reportagem, acho que foi no final de 2012, sobre várias mulheres assassinadas e todas elas tinham o nome da mãe de Jesus, Maria. E, aí, eu me lembro, numa primeira semana, deu um boom, que tinha um hotsite só pra isso – hotsite é um termo vintage, eu acho (risos). E, aí, eu me lembro que a gente ficou bem feliz porque tinha 45 mil visitantes únicos em muito pouco tempo.Só que, ao mesmo tempo, a duração da leitura de cada matéria era de um a dois minutos, o que era impossível. Então, eu podia jogar, dizendo: teve muito acesso... mas o tempo de leitura é fundamental. Pra mim, que escrevi, eu queria que as pessoas lessem (risos). E eu fiquei pensando nisso. E é engraçado porque eu posso bater no peito e dizer: nossa, bombou, foi incrível. Mas, ao mesmo tempo, pra o que ele foi feito não estava, de fato, contemplado. Que é a leitura.

OP – O número de “likes” não quer dizer muita coisa para o jornalismo...

Fabiana – Não, de forma alguma. Na verdade, não. Agora, há poucos meses, eu publiquei uma matéria, que eu tinha feito para o jornal, não tinha saído no jornal; na época, eu saí do jornal e essa matéria não tinha sido publicada. Sobre uma mulher trans daqui, que ficou encarcerada, durante muito tempo, com dezenas de homens. Eu pedi autorização, o jornal ok, e eu publiquei essa matéria no meu Facebook. E essa matéria foi republicada em um monte de blogs. Eu nem pedi. Eles republicaram com o meu nome, foi ótimo. Foi republicada em um monte de blog e compartilhada mais de mil vezes. É engraçado isso porque, ao mesmo tempo, era um tipo de visibilidade de um texto que fazia tempo que eu não tinha. E eu publiquei na minha página. Eu não tenho um estouro de seguidores, eu tenho uns dois mil e pouco. Então, eu nem sei pra quem apareceu aquilo. Sei que foi bem legal como essa informação rodou, sabe? Mas é isso. Eu acho que é um momento de perplexidade mesmo e, ao mesmo tempo, de percepção de que qualidade é o leme da história.

OP – Dentro desse momento de perplexidade, de parar um pouco para perceber e refletir, temos também questões da ética atual. Para você, até onde pode ir uma pergunta? Você que trabalha com tantos humanos, mergulhando na vida de tanta gente?

Fabiana –Acho que a dimensão ética não muda porque os suportes mudam, sabe? A dimensão ética é o esteio. Essa questão do que perguntar e até onde perguntar depende dos atores em questão. É obrigatório, sim, que a gente faça perguntas desconfortáveis a setores do poder, privado ou público. Alguém já disse isso: jornalismo não é Rivotril, jornalismo não é pra deixar ninguém calminho, não. E, ao mesmo tempo, acho que a gente deve ter cuidado redobrado ao fazer perguntas pra pessoas e pra grupos que estão em situação de maior vulnerabilidade e que, muitas vezes, não têm um filtro na fala com o jornalista e se expõe demais. E, às vezes, a gente acaba se utilizando dessa boa fé das pessoas. E, aí, eu acho que a gente tem que se autocensurar. É uma palavra que a gente odeia, mas eu acho que a gente tem que se autocensurar mesmo em relação, às vezes, à exposição de algumas pessoas, sabe? Elas se expõem pra gente. Alguém diz, ah, mas ela é adulta e se expôs, disse tal coisa, e a gente vai e publica. Não é assim que funciona. Porque a gente sabe que o jogo tá sendo jogado. Então, que pergunta é e até onde perguntar vai depender dessas pessoas, para quem está perguntando, e como é que isso vai ser utilizado. Que tipo de fissura ou não você está querendo causar com essa pergunta e com o questionamento específico. E não tem uma fórmula pra isso.

OP - A reportagem sobre o nascimento de Joicy, que é um marco em sua carreira, fez você ultrapassar o distanciamento entre entrevistador e entrevistado, imposto pela objetividade jornalística. Até onde você ia (ou vai), nas profundezas da sua apuração – humana, principalmente -, e como fez (faz) para voltar todas as vezes?

Fabiana – (risos) (pausa) Eu sou ruim pra responder pergunta difícil, Ana (risos). A princípio, quando a gente começa uma reportagem, uma investigação, a gente não sabe muito para onde ela vai. A gente vai, vai, quando vê, a gente tá com água no pescoço. Eeu nunca achei justo ou interessante manter minha cabeça fora d´água enquanto a pessoa que eu estou tratando tá dentro da água, totalmente. E, por mais que eu também faça essa submersão, que eu entre, eu entendo que é sempre uma relação assimétrica. Talvez, eu consiga com mais sucesso e, às vezes, com muito pouco sucesso, consiga chegar porque eu procuro estabelecer uma certa horizontalidade dentro dessa relação assimétrica. E uma coisa que eu acabo trazendo, pensando em Joicy e pensando em outros personagens, outras pessoas, é que é preciso também você se despir de certos moralismos. Se despir, não, porque, às vezes, eu acho que é muito difícil. Você tem que deixar ele meio que numa geladeirinha lá, pra conseguir dar conta de algumas coisas. E, aí, quando você volta de tudo isso, às vezes, essas questões morais voltam transformadas, voltam, às vezes, mais fortes também. Eu estou falando contigo e me lembrando muito de Carol, que é uma mulher que estava presente na reportagem Casa Grande e Senzala. E eu me lembro muito dela grávida me pedindo dinheiro pra comprar cigarro. A barriga grande. E aquilo me detonava. E quando eu dizia, Carol, não vou te dar cigarro, ela ficava puta. E eu percebi que não adiantava eu dizer: Carol, não fuma. Ela ia fumar. Ela ia pedir a outra pessoa na esquina, sabe? Mas, ao mesmo tempo, eu ficava, vamos comer alguma coisa e, depois, tu fuma, vamos comprar milho, vamos comprar alguma coisa. Eu queria ter ela por perto, óbvio, queria escutá-la, queria conversar... Estava no processo de construção de uma matéria que eu queria trazer muito esse cotidiano das meninas, queria muito trazer, principalmente, pensando numa perspectiva de uma continuidade, de uma relação de poder que fere, mutila, continuamente, historicamente, mulheres negras. Era importante, pra mim, escrever sobre isso, escrever sobre sexo, inclusive. E eu queria Carol por perto. E, aí, era muito difícil, às vezes. Eu voltava pra casa muito ruim mesmo. Quando falo isso, se eu repito isso, como foi difícil, acabo sendo a protagonista da história dos outros. E não sou a protagonista da história. A protagonista são as meninas, é a história das meninas. Então, eu acho que vai ter que segurar a onda mesmo. Claro, você tem que procurar apoio, tem que procurar falar com seus pares, com a sua família. Mas não dá pra você dizer: olha, passei por isso quando fiz aquela matéria... a matéria não era sobre você. A não ser que aconteçam coisas que acabem lhe colocando como também no olho da história. Escrevi sobre Joicy, no livro, mas era um pós-reportagem: minha experiência em si não estava na reportagem. O pós-reportagem é que é uma análise dessas dimensões éticas, morais, de limites. Mas eu não ia trazer isso na reportagem, ficar falando como foi difícil. E eu vejo muito jornalista fazendo isso. Acho muito complicado, sabe? Isso sempre me incomodou. Você acaba capitalizando com o sofrimento dos outros.

OP - Qual é o seu ponto de partida para uma reportagem?

Fabiana – (pausa) Uma coisa que talvez una, de uma maneira conceitual, todas elas seja uma necessidade muito grande de provocar, de questionar, de restabelecer uma perspectiva nova de assuntos e temáticas que já foram muito trabalhados midiaticamente, especificamente, no jornalismo. E que eu vi sendo trabalhados, durante todo esse tempo, de uma maneira que engessa as pessoas que estavam sendo trazidas nas histórias, sabe? E que terminam, pra mim, não trazendo nenhum tipo de ganho pras pessoas que estão ali. Quando falo de ganho, são ganhos simbólicos, não ganhos materiais. Mas, sinceramente, eu não queria fazer, eu ia me sentir muito mal se eu fosse fazer uma matéria sobre racismo e trazer negros sofredores. Nessas matérias todas, uma coisa que eu sempre tentei trazer, às vezes, não consegui, às vezes, foi desastroso, mas também trazer a perspectiva de que as pessoas que estão ali, na matéria, têm agência própria, de que também elas falam por si, que elas têm vida, sonho, conforto. E, nesse sentido, mostrar que as pessoas não são diferentes da gente. Mostrar que uma mulher como Joicy, uma menina como Carol não têm vontades tão diferentes da nossa. Elas querem amor, querem uma casa, não querem passar a vida na solidão. Se pudesse usar uma palavra, não sei se vou saber pronunciar, mas é desexotizar, não sei nem se essa palavra existe, mas é não mostrar as pessoas da perspectiva do exótico mesmo. Eu acho que isso era o intuito de vários textos que eu escrevi e venho escrevendo.

OP - Por que você saiu de uma grande Redação quando, inclusive, já havia alcançado o desejado posto de repórter especial?

Fabiana – (pausa) Porque eu acho que estava no momento de compartilhar essas coisas que foram sendo aprendidas. Estava no momento de me voltar para algo que eu sempre gostei muito de fazer, que está impresso nas reportagens, que é a pesquisa. E acho que escrever a partir de outros lugares também, sabe? Claro que eu saí porque fiz um concurso, fui chamada, era uma coisa que eu queria fazer, um concurso de comunicação, que tem a ver com toda a minha história. Claro que não é uma saída fácil. Eu sinto falta, muitas vezes, de escrever. Mas eu acho que o próprio modelo de reportagem que eu estava fazendo, não sei se ele era interessante ainda pra o caminho que a Redação estava tomando. Eu acho que não. Tinha acabado de acontecer uma série de demissões, um dia antes d´eu sair e eu continuava no jornal. Mas, ao mesmo tempo, eu não achava mais que era uma plataforma que fosse interessante pra mim. Eu estava há 20 anos ali, eu precisava escrever a partir de outros lugares. Claro, com a visibilidade muito menor que o jornal vai me dar, mas, ao mesmo tempo, com um capital, uma rede muito legal de jornalistas do País inteiro, de leitor de muito canto, isso é muito importante, né? Às vezes, penso em sair de uma plataforma como o Facebook, mas, ao mesmo tempo, ainda tenho uma interação muito forte, muito potente com muita gente que foi aparecendo ao longo desses anos todos. E, aí, não sinto uma falta porque todas essas pessoas e as questões continuam presentes. As pessoas me procuram muito: olha tá acontecendo isso e aquilo... Sua referência como jornalista é pra vida toda, sabe?

OP – O que lhe faria voltar pra uma Redação de jornal?

Fabiana – (pausa) É uma boa condição de fazer uma reportagem importante, boa. Mas não acho que tem que ser na Redação do jornal, não, sabe, Ana? Agora mesmo, tem uns três quatro editais abertos pra reportagens, de fundações diferentes, direitos humanos, as pessoas produzirem suas reportagens, isso tá aí. E, de certa maneira, seria mais honesto com o que eu estou fazendo hoje, com o tipo de coisas que eu quero abordar hoje. Não sei se esses assuntos são interessantes pros jornais. Porque os jornais estão enlouquecidos com essa questão de perda de leitor e eu não sei se daria match (risos), atualmente, mais. Mas não preciso, de fato, estar na Redação. Quero fazer umas coisas... Tenho que organizar muita coisa ainda que a academia te obriga, de produção de texto acadêmico, de estar em congresso... E eu tenho produzido textos de que tenho gostado muito. Os textos acadêmicos, pra mim, são importantes. Mas, assim, de me organizar pra fazer uma reportagem por ano. Tenho pensado nisso. Escrevi, um dia desses, um texto sobre uma experiência que tive em São Paulo, numa mesa, muito legal ter um texto mais longo. E teve um compartilhamento grande, uma discussão grande em cima dele. E fiquei pensando: certamente, sou uma pessoa melhor quando escrevo (risos). Eu não posso abrir mão disso.

OP – O que o jornalismo, até agora, fez por você? Como você se modificou sendo repórter?

Fabiana – Me modificou?

OP – Sim. Você disse que se torna melhor quando escreve...

Fabiana – É. Sou melhor quando escrevo porque é o tempo que eu paro pra exercer uma necessária reflexão. A gente tem vivido um momento de correria muito grande, né? A gente está, o tempo todo, tendo que dar respostas rápidas, tendo uma performance alta. A gente é analisado como máquina mesmo, como se mede performance de máquina. E o fato de, durante anos, ter perseguido uma carreira acadêmica, simultaneamente, a uma carreira profissional, me fez correr muito e não ter tempo pra muita coisa. Acordar muito cedo pra estudar e, depois, ir pro jornal e voltar a estudar, e ter seminário, e entregar uma dissertação, depois, uma tese, e está no jornal com matéria especial. E tinha toda uma expectativa em cima de você. Todo repórter especial deve sentir isso, de ser olhado como uma espécie de galinha dos ovos de ouro (risos). “Quero prêmios!” e, se você não traz prêmios, “ah, não gosto mais de você” (risos). E você não tem a obrigação de trazer prêmio, todo ano, pro jornal, pô! Não é assim, né? Não é fácil assim, não. E, nessa coisa da correria, muitas vezes, eu me viasem tempo pra exercer uma reflexividade. E a escrita traz isso, sabe? Você passar um tempo fazendo uma pesquisa, se sentar pra escrever, refletir sobre o que está escrevendo, voltar a pesquisar outra coisa, trazer aquilo para o texto de novo, isso lhe constrói também, né? Constrói uma linha sua, lhe mobiliza de outros lugares que não é esse lugar da resposta rápida, essa tensão, essa ansiedade. Eu acho preocupante, como Sílvia Moretti, que sempre cito, quando ela fala que jornalista vive dizendo: ah, não tenho tempo pra pensar. Putz! A gente tem que ter tempo pra pensar. Pensar não é luxo, não. A gente está falando da vida das pessoas, são questões do cotidiano das pessoas, quem é que vai refletir sobre isso se não é a gente, enquanto estou escrevendo e publicando essas coisas?

PERGUNTA DO LEITOR

LEITOR - Quando um mundo que, aparentemente, não cabe mais no jornal irrompe da cena em narrativas que comportam o sensível e o subjetivo, esse parece ser o momento em que o jornalismo ainda nos convida a pensar o outro. Que lugar a objetividade ocupa nesse outro modo de narrar? E por que falar em subjetividade soa quase como um pecado no jornalismo?

Fabiana –Não são coisas em separado, subjetivo e objetivo. É um bolo só, tem uma espécie de Yin-Yang. Quando vou falar de uma personagem como Joicy, tem questões objetivas pra narrar a vida de Joicy que é, por exemplo, qual o discurso médico em relação ao corpo de Joicy, o código científico em relação ao corpo de Joicy, qual é a sustentação social – Previdência, que cabe a pessoas como Joicy, como é que o âmbito jurídico trata pessoas transexuais no Brasil em relação à questão do nome social... Isso tudo são questões objetivas que estão aí, postas. Dentro disso, elas estão entremeadas em questões do dia a dia, do cotidiano de Joicy, da subjetividade de Joicy. Por exemplo, me lembrei de uma travesti, Cláudia, que estava em uma sala de espera do médico e estava paquerando um rapaz. E a atendente, ao invés de chamá-la pelo nome social, chamou pelo nome da identidade. E ela me disse: Fabiana, na mesma hora, ele parou de olhar pra mim. Então, essas duas questões estão postas aí. Tenho a questão objetiva da dificuldade das pessoas mudarem seu nome no documento porque um juiz pode aceitar uma coisa e outro pode aceitar outra. A cirurgia de readequação sexual é feita pelo SUS, mas as mudança dos nomes, dos documentos não é aceita. Não tem uma lei que ampare isso. O que existem são decisões específicas desse ou daquele juiz ou juíza. E, ao mesmo tempo, eu tenho a fala de Cláudia dizendo que aquilo tirou ela, novamente, do mercado amoroso, digamos assim. Estou exemplificando isso para dizer que não existe uma separação, o objetivo vai estar inserido no cotidiano da gente toda hora. Qual é a questão mais objetiva que nós, brasileiros, estamos passando agora? É essa panaceia política, brasileira, que afeta todos nós. Como ela afeta, aí, são várias narrativas. Mas a gente tem uma questão objetiva, hoje, em cima da gente, que é insegurança política enorme. Índices de desemprego terríveis e como é que esse desemprego, essa objetividade dos dados desse desemprego, vem perpassando a vida das pessoas. A gente não pode pensar em separado essas questões, se não, cria um falso problema.

OP – E por que a subjetividade é um pecado no jornalismo?

Fabiana – É uma bobagem. Na verdade, quando você traz o ruído subjetivo pra dentro do texto jornalístico, você tem um texto que se aproxima muito mais da veracidade do que quando você apaga tudo isso pra mostrar algo específico, objetivo. Eu nunca consegui entender muito essa cultura, nunca fez parte da minha prática, não.

PERFIL

A jornalista Fabiana Moraes, 42 anos, é professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/Centro Acadêmico do Agreste), participando do Núcleo de Design e Comunicação. É também doutora em Sociologia (UFPE). Quatro de suas grandes reportagens, publicadas no Jornal do Commercio, tornaram-se livros: Os Sertões (Cepe, 2010), Nabuco em pretos e brancos (MassanganaFundaj, 2012), No país do racismo institucional (MPPE, 2013) e O Nascimento de Joicy (Arquipélago Editorial, 2015). Entre os prêmios do currículo, conta três Essos. Fabiana também integra a diretoria da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

 *Entrevista publicada em no jornal O Povo em 31/07/2017

ASSOCIADOS

  1. AL
  2. AM
  3. BA
  4. CE
  5. DF
  6. ES
  7. GO
  8. MA
  9. MG
  10. MS
  11. MT
  12. PA
  13. PB
  14. PE
  15. PI
  16. PR
  17. RJ
  18. RN
  19. RO
  20. RR
  21. RS
  22. SC
  23. SE
  24. SP
  25. TO
  26. All
 GAZETA DE ALAGOAS

GAZETA DE ALAGOAS

RUA SALDANHA DA GAMA, S/Nº, FAROL

57051-090 MACEIÓ AL

t: (82) 4009-7777

f: (82) 4009-7756

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.gazetaweb.com

A CRÍTICA

A CRÍTICA

AV. ANDRÉ ARAÚJO, 1924 – A – ALEIXO CIDADE DAS COMUNICAÇÕES

69060-001 MANAUS AM

t: (92) 3643-1200

f: (92) 3643-1235

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.acritica.com.br

 DEZ MINUTOS

DEZ MINUTOS

AV. DJALMA BATISTA, 2010 - CHAPADA

69050-010 MANAUS AM

t: (92) 3643-5080

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://dezminutos.online/

 DIÁRIO DO AMAZONAS

DIÁRIO DO AMAZONAS

AV. DJALMA BATISTA, 2010 AM

69050-010 MANAUS AM

t: (92) 3643-5000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diarioam.com.br

JORNAL DO COMMERCIO

JORNAL DO COMMERCIO

AV. TEFÉ, 3025 SEDE PRÓPRIA JAPIIM

69078-000 MANAUS AM

t: (92) 2101-5500

f: (92) 2101-5505

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jcam.com.br

 A TARDE

A TARDE

RUA PROF. MILTON CAYRES DE BRITO,204 CAMINHO DAS ÁRVORES

41820-570 SALVADOR BA

t: (71) 3340-8500

f: (71) 3340-8712

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.atarde.com.br

CORREIO*

CORREIO*

RUA ARISTÍDES NOVIS,123 FEDERAÇÃO

40210-630 SALVADOR BA

t: (71) 3203-1210

f: (71) 3231-3944

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.correio24horas.com.br

MASSA!

MASSA!

RUA PROF. MILTON CAYRES DE BRITO,204 CAMINHO DAS ÁRVORES

41820-570 SALVADOR BA

t: (71) 3340-8500

f: (71) 3340-8712

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornalmassa.com.br

DIÁRIO DO NORDESTE

DIÁRIO DO NORDESTE

PRAÇA DA IMPRENSA S/N, DIONÍSIO TORRES

60135-690 FORTALEZA CE

t: (85) 3266-9999

f: (85) 3266-9797

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diariodonordeste.com.br

O POVO

O POVO

AV. AGUANAMBI, 282

60055-402 FORTALEZA CE

t: (85) 3255-6000

f: (85) 3231-5792

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.opovo.com.br/opovo

CORREIO BRAZILIENSE

CORREIO BRAZILIENSE

SIG QUADRA 02, 340

70610-901 BRASÍLIA DF

t: (61) 3342-1000

f: (61) 3214-1155

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.correiobraziliense.com.br

JORNAL DE BRASÍLIA

JORNAL DE BRASÍLIA

SIG SUL QUADRA 01, LOTE 765 DF

70610-410 BRASÍLIA DF

t: (61) 3343-8000

f: (61) 3226-6735

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornaldebrasilia.com.br

 A GAZETA

A GAZETA

RUA CHAFIC MURAD, 902 MONTE BELO

29053-315 VITÓRIA ES

t: (27) 3321-8333

f: (27) 3321-8632

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.gazetaonline.com.br/jornalagazeta

 A TRIBUNA

A TRIBUNA

RUA JOAQUIM PLÁCIDO DA SILVA, 225 ILHA DE SANTA MARIA

29040-790 VITÓRIA ES

t: (27) 3331-9000

f: (27) 3223-7340

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.redetribuna.com.br

NOTÍCIA AGORA

NOTÍCIA AGORA

RUA CHAFIC MURAD, 902 MONTE BELO

29053-315 VITORIA ES

t: (27) 3321-8333

f: (27) 3321-8651

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.redegazeta.com.br

O POPULAR

O POPULAR

RUA THOMAS EDISON, QUADRA 07, Nº 400, SERRINHA

74835-130 GOIÂNIA GO

t: (62) 3250-1000

f: (62) 3255-7513

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.opopular.com.br

 O ESTADO DO MARANHÃO

O ESTADO DO MARANHÃO

AVENIDA ANA JANSEN, 200, SÃO FRANCISCO

65076-902 SÃO LUÍS MA

t: (98) 3215-5100

f: (98) 3215-6154

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://imirante.globo.com/oestadoma/

O IMPARCIAL

O IMPARCIAL

RUA ASSIS CHATEAUBRIAND, 01

65075-670 SÃO LUÍS MA

t: (98) 3212-2000

f: (98) 3212-2025

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.oimparcial.com.br

DIÁRIO DO COMÉRCIO

DIÁRIO DO COMÉRCIO

AV. AMÉRICO VESPÚCIO, 1660 NOVA ESPERANÇA MG

31230-250 BELO HORIZONTE MG

t: (31) 3469-2000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diariodocomercio.com.br

ESTADO DE MINAS

ESTADO DE MINAS

AV. GETÚLIO VARGAS, 291 FUNCIONÁRIOS

30112-020 BELO HORIZONTE MG

t: (31) 3263-5000

f: (31) 3263-5070

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.uai.com.br

HOJE EM DIA

HOJE EM DIA

RUA PADRE ROLIM, 652 – STA. EFIGÊNIA MG

30130-090 BELO HORIZONTE MG

t: (31) 3236-8000

f: (31) 3236-8046

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.hojeemdia.com.br

O TEMPO

O TEMPO

AV. BABITA CAMARGOS, 1645

32210-180 CONTAGEM MG

t: (31) 2101-3000

f: (31) 2101-3001

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.otempo.com.br

TRIBUNA DE MINAS

TRIBUNA DE MINAS

RUA ESPÍRITO SANTO, 95/117

36020-000 JUIZ DE FORA MG

t: (32) 2101-4500

f: (32) 2101-6895

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.tribunademinas.com.br

O ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

O ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

RUA 14 DE JULHO, 204

79004-392 CAMPO GRANDE MS

t: (67) 3345-9000

f: (67) 3345-9032

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.oestadoms.com.br

O PROGRESSO

O PROGRESSO

AV. PRESIDENTE VARGAS, 447

79804-030 DOURADOS MS

t: (67) 3416-2600

t: (67) 3416-2610

f: (67) 3416-2666

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.progresso.com.br/

A GAZETA

A GAZETA

RUA PROFESSORA TERESA LOBO, 30 CONSIL

78048-700 CUIABÁ MT

t: (65) 3612-6000

f: (65) 3612-6336

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.gazetadigital.com.br

CIRCUITO MATO GROSSO

CIRCUITO MATO GROSSO

AV. MIGUEL SUTIL 4001 C

78010-500 CUIBÁ MT

t: (65) 3023-5151

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://circuitomt.com.br/

AMAZÔNIA

AMAZÔNIA

AV. 25 DE SETEMBRO, 2473

66093-000 BELÉM PA

t: (91) 3216-1181

f: (91) 3216-1047

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.orm.com.br/amazonia

CORREIO DO TOCANTINS

CORREIO DO TOCANTINS

QD. 5 LOTE 75/76

68508-050 MARABÁ PA

t: (94) 3322-1800

f: (94) 3322-1561

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.ctonline.com.br

DIÁRIO DO PARÁ

DIÁRIO DO PARÁ

AV. ALMIRANTE BARROSO, 2190

66095-000 BELÉM PA

t: (91) 3084-0100

f: (91) 3084-0131

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diariodopara.com.br

O LIBERAL

O LIBERAL

RUA 25 DE SETEMBRO, 2473

66093-000 BELÉM PA

t: (91) 3216-1000

f: (91) 3276-5615

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.oliberal.com.br

CORREIO DA PARAÍBA

CORREIO DA PARAÍBA

AV. DOM PEDRO II, 623

58013-420 JOÃO PESSOA PB

t: (83) 3216-5000

f: (83) 3216-5009

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.correiodaparaiba.com.br

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

RUA DO VEIGA, 600 SANTO AMARO

50040-110 RECIFE PE

t: (81) 2122-7600

f: (81) 2122-7886

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.pernambuco.com

JORNAL DO COMMERCIO

JORNAL DO COMMERCIO

RUA DA FUNDIÇÃO, 257 SANTO AMARO

50040-100 RECIFE PE

t: (81) 3413-6270

f: (81) 3421-7554

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jc.com.br

JORNAL MEIO NORTE

JORNAL MEIO NORTE

RUA PROFESSOR ALCEU BRANDÃO, 2750

64016-150 TERESINA PI

t: (86) 2107-3000

f: (86) 3218-3979

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.meionorte.com

 O DIA

O DIA

RUA GOV. RAIMUNDO ARTUR DE VASCONCELOS, 131

64000-450 TERESINA PI

t: (86) 2106-9900

f: (86) 2106-9915

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.portalodia.com.br

FOLHA DE LONDRINA

FOLHA DE LONDRINA

RUA PIAUI, 241

86010-420 LONDRINA PR

t: (43) 3374-2020

f: (43) 3374-2098

http://www.folhaweb.com.br

GAZETA DO POVO

GAZETA DO POVO

RUA DR. MONSENHOR CELSO, 361

80010-150 CURITIBA PR

t: (41) 3321-5000

f: (41) 3321-5661

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.gazetadopovo.com.br

O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ

O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ

AV. MAUÁ, 1988

87050-020 MARINGÁ PR

t: (44) 3221-6030

f: (44) 3226-4254

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.odiario.com

PISA INDÚSTRIA DE PAPÉIS

PISA INDÚSTRIA DE PAPÉIS

RUA PASTEUR, 463, 10° ANDAR CONJ. 1001

80250-080 CURITIBA PR

t: (41) 3340-2000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

TRIBUNA DO NORTE - PR

TRIBUNA DO NORTE - PR

AV. ZILDA SEIXAS AMARAL, 4270

86806-380 APUCARANA PR

t: (43) 3420-1177

f: (43) 3420-1120

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.tribunadonorte.com

TRIBUNA DO PARANÁ

TRIBUNA DO PARANÁ

RUA JOÃO TSCHANNERL, 800

80820-010 CURITIBA PR

t: (41) 3331-5000

f: (41) 3331-5087

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.parana-online.com.br

UMUARAMA ILUSTRADO

UMUARAMA ILUSTRADO

AV. TIRADENTES, 2680

87505-090 UMUARAMA PR

t: (44) 3621-2500

f: (44) 3621-2545

http://www.ilustrado.com.br

A VOZ DA CIDADE

A VOZ DA CIDADE

RUA MICHEL WARDINI, Nº 100

27330-100 BARRA MANSA RJ

t: (24) 3322-3881

t: (24) 3322-5445

f: (24) 3326-2676

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.avozdacidade.com

DIÁRIO COMERCIAL

DIÁRIO COMERCIAL

RUA SANTA LUZIA, 651, 28º ANDAR

20030-041 RIO DE JANEIRO RJ

t: (21) 2262-2906

f: (21) 2262-6415

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diariocomercial.com.br

DIÁRIO DO ACIONISTA

DIÁRIO DO ACIONISTA

RUA SENADOR DANTAS, 117 - SALA 1040 - CENTRO

20031-914 RIO DE JANEIRO RJ

t: (21) 3556-3030

t: (21) 9.7376-7642 WhatsApp

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diariodoacionista.com.br

DIÁRIO LANCE

DIÁRIO LANCE

RUA SANTA MARIA, 47 CIDADE NOVA

20211-210 RIO DE JANEIRO RJ

t: (21) 3528-5200

f: (21) 3528-4112

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.lancenet.com.br

EXTRA

EXTRA

RUA IRINEU MARINHO, 35 CIDADE NOVA

20230-901 RIO DE JANEIRO RJ

t: (21) 2534-5900

f: (21) 2534-5924

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.extra.inf.br

FOLHA DA MANHÃ

FOLHA DA MANHÃ

RUA CARLOS DE LACERDA, 75 – CENTRO

28010-241 CAMPOS DOS GOYTACAZES RJ

t: (22) 2726-8585

f: (22) 2726-8588

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.fmanha.com.br

JORNAL DO BRASIL

JORNAL DO BRASIL

AV. RIO BRANCO, 157 - CENTRO

20040-006 RIO DE JANEIRO RJ

t: (21) 3923-4000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jb.com.br/

MONITOR MERCANTIL

MONITOR MERCANTIL

RUA MARCÍLIO DIAS, 26

20221-280 RIO DE JANEIRO RJ

t: (21) 2518-4343

f: (21) 2253-9569

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.monitormercantil.com.br

O DEBATE - DIÁRIO DE MACAÉ

O DEBATE - DIÁRIO DE MACAÉ

RUA BENEDITO PEIXOTO, 90

27916-040 MACAÉ RJ

t: (22) 2106-6060

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.odebateon.com.br

O FLUMINENSE

O FLUMINENSE

RUA VISCONDE DE ITABORAÍ, 184 - CENTRO

24035-900 NITERÓI RJ

t: (21) 2125-3000

f: (21) 2125-3050

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.ofluminense.com.br

O GLOBO

O GLOBO

RUA IRINEU MARINHO, 35

20230-901 RIO DE JANEIRO RJ

t: (21) 2534-5000

f: (21) 2534-5535

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.oglobo.com.br

O SÃO GONÇALO

O SÃO GONÇALO

RUA YOLANDA SAAD ABUZAID, 150 ALCÂNTARA

24710-460 SÃO GONÇALO RJ

t: (21) 2602-4250

f: (21) 2601-7272

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.osaogoncalo.com.br

ZM NOTICIAS

ZM NOTICIAS

RUA PROFESSOR HELENO CLAUDIO FRAGOSO, 529 JARDIM IGUAÇU

26282-010 NOVA IGUAÇU RJ

t: (21) 2669-1515

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.zmnoticias.com.br/

AGORA JORNAL

AGORA JORNAL

RUA SERIDÓ, 747, BAIRRO PETRÓPOLIS

59020-010 NATAL RN

t: (84) 3027-1690

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.agorarn.com.br

TRIBUNA DO NORTE

TRIBUNA DO NORTE

AV. TAVARES DE LIRA, 101

59012-050 NATAL RN

t: (84) 4006-6100

f: (84) 3221-3374

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.tribunadonorte.com.br

A GAZETA DE RONDÔNIA

A GAZETA DE RONDÔNIA

AV. CASTELO BRANCO, 20820, SALA 01 NOVO HORIZONTE

76962-000 CACOAL RO

t: (69) 3441-1101

f: (69) 3224-6669

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.agazetaderondonia.net

DIÁRIO DA AMAZÔNIA

DIÁRIO DA AMAZÔNIA

AV. CALAMA, 2666 LIBERDADE

76803-884 PORTO VELHO RO

t: (69) 2182-2424

f: (69) 3224-1640

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diariodaamazonia.com.br

FOLHA DE BOA VISTA

FOLHA DE BOA VISTA

RUA LOBO DALMADA, 21, SÃO FRANCISCO

69305-057 BOA VISTA RR

t: (95) 3623-8806

f: (95) 3623-8803

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.folhabv.com.br

CORREIO DO POVO

CORREIO DO POVO

RUA CALDAS JÚNIOR, 219 CENTRO

90019-900 PORTO ALEGRE RS

t: (51) 3215-6170

f: (51) 3215-6116

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.correiodopovo.com.br

DIÁRIO POPULAR

DIÁRIO POPULAR

RUA 15 DE NOVEMBRO, 718

96015-000 PELOTAS RS

t: (53) 3284-7000

f: (53) 3284-7080

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diariopopular.com.br

GAZETA DO SUL

GAZETA DO SUL

RUA RAMIRO BARCELOS, 1206

96810-900 SANTA CRUZ DO SUL RS

t: (51) 3715-7800

f: (51) 3715-7863

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.gazetadosul.com.br

JORNAL DO COMÉRCIO – RS

JORNAL DO COMÉRCIO – RS

AV. JOÃO PESSOA, 1282

90040-001 PORTO ALEGRE RS

t: (51) 3213-1300

f: (51) 3213-1335

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornaldocomercio.com.br

JORNAL DO POVO

JORNAL DO POVO

RUA 7 DE SETEMBRO,1015

96508-011 CACHOEIRA DO SUL RS

t: (51) 3722-9696

f: (51) 3722-9601

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornaldopovo.com.br

JORNAL NH

JORNAL NH

RUA JORNAL NH, 99

93334-350 NOVO HAMBURGO RS

t: (51) 3065-4000

f: (51) 3594-0448

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornalnh.com.br

JORNAL VS

JORNAL VS

AV. JOÃO CORRÊA, 1017

93020-690 SÃO LEOPOLDO RS

t: (51) 3591-2000

f: (51) 3591-2040

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornalvs.com.br

PIONEIRO

PIONEIRO

RUA JACOB LUCHESI, 2374

95032-000 CAXIAS DO SUL RS

t: (54) 3218-1200

f: (54) 3218-1285

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.clickrbs.com.br

ZERO HORA

ZERO HORA

AV. IPIRANGA, 1075

90160-180 PORTO ALEGRE RS

t: (51) 3218-4300

f: (51) 3218-4700

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.clicrbs.com.br

A NOTÍCIA

A NOTÍCIA

RUA CAÇADOR, 112 ATIRADORES

89203-610 JOINVILLE SC

t: (47) 3419-2000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.an.com.br

DIARINHO

DIARINHO

RUA TELÊMACO PEREIRA LIBERATO, 58, FAZENDA

88301-630 ITAJAÍ SC

t: (47) 3249-6000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diarinho.com.br

DIÁRIO CATARINENSE

DIÁRIO CATARINENSE

ROD. JOSÉ CARLOS DAUX SC 401, 4190 EDIF. A SACO GRANDE

88032-005 FLORIANÓPOLIS SC

t: (48) 3216-3170

f: (48) 3216-3225

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diario.com.br

JORNAL DE SANTA CATARINA

JORNAL DE SANTA CATARINA

RUA BAHIA, 2291 SALTO

89031-002 BLUMENAU SC

t: (47) 3221-1400

f: (47) 3221-1402

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://santa.com.br

NOTÍCIAS DO DIA

NOTÍCIAS DO DIA

AV. DO ANTÃO,1762

88025-150 FLORIANÓPOLIS SC

t: (48) 3251-1400

f: (48) 3251-1425

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.ndonline.com.br

JORNAL DA CIDADE

JORNAL DA CIDADE

RUA FERNANDO XAVIER DE OLIVEIRA, 200, DISTRITO INDUSTRIAL, INÁCIO BARBOSA

49040-706 ARACAJU SE

t: (79) 3226-4800

f: (79) 3215-4687

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornaldacidade.net

JORNAL DO DIA

JORNAL DO DIA

AV. IVO DO PRADO, Nº 246 CENTRO

49010-050 ARACAJU SE

t: (79) 3214-0177

f: (79) 3214-5799

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornaldodiase.com.br

A CIDADE

A CIDADE

RUA JAVARI, 3099, SALA 04

14060-640 RIBEIRÃO PRETO SP

t: (16) 3977-2231

f: (16) 3977-2230

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornalacidade.com.br

A TRIBUNA

A TRIBUNA

RUA GENERAL C MARA, 90 CENTRO

11010-903 SANTOS SP

t: (13) 2102-7000

f: (13) 3219-4394

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.atribuna.com.br

AGÊNCIA ESTADO

AGÊNCIA ESTADO

AV. PROFESSOR CELESTINO BOURROUL, Nº 68 - BAIRRO DO LIMÃO

02710-000 SÃO PAULO SP

t: (11) 3856-5703

http://www.broadcast.com.br

CORREIO POPULAR

CORREIO POPULAR

RUA 7 DE SETEMBRO, 189 VILA INDUSTRIAL

13035-350 CAMPINAS SP

t: (19) 3736-3199

f: (19) 3736-3171

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.rac.com.br

CRUZEIRO DO SUL

CRUZEIRO DO SUL

AV. ENG. CARLOS REINALDO MENDES, 2800

18013-280 SOROCABA SP

t: (15) 2102-5100

f: (15) 2102-5187

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.cruzeironet.com.br

DCI - DIÁRIO COMÉRCIO INDÚSTRIA & SERVIÇOS

DCI - DIÁRIO COMÉRCIO INDÚSTRIA & SERVIÇOS

RUA MAJOR QUEDINHO, 90

001050-030 SÃO PAULO SP

t: (11) 5095-5300

f: (11) 5095-5242

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.dci.com.br

DIÁRIO DA REGIÃO

DIÁRIO DA REGIÃO

AV. FELICIANO SALLES CUNHA, 1515 DISTRITO INDUSTRIAL

15035-470 SÃO JOSÉ DO RIO PRETO SP

t: (17) 2139-2000

f: (17) 2139-2047

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diarioweb.com.br

DIÁRIO DO LITORAL

DIÁRIO DO LITORAL

RUA GENERAL C MARA, 254 CENTRO

11010-122 SANTOS SP

t: (13) 3226-2051

f: (13) 3226-5859

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diariodolitoral.com.br

EXPRESSO POPULAR

EXPRESSO POPULAR

RUA GENERAL C MARA, 90

11010-120 SANTOS SP

t: (13) 2102-7000

f: (13) 3219-4394

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.atribuna.com.br

FOLHA DA REGIÃO

FOLHA DA REGIÃO

RUA JOAQUIM FERNANDES, 445

16018-280 ARAÇATUBA SP

t: (18) 3636-7777

f: (18) 3636-7701

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.folhadaregiao.com.br

FOLHA DE S. PAULO

FOLHA DE S. PAULO

AL. BARÃO DE LIMEIRA, 425 CAMPOS ELÍSEOS

01202-900 SÃO PAULO SP

t: (11) 3224-3222

f: (11) 3221-2077

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.folha.com.br

GAZETA DE PIRACICABA

GAZETA DE PIRACICABA

AV. ESTADOS UNIDOS, 1106 CIDADE JARDIM

13400-330 PIRACICABA SP

t: (19) 3432-3000

f: (19) 3432-5131

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.gazetadepiracicaba.com.br

GAZETA DE S. PAULO

GAZETA DE S. PAULO

AV. FAGUNDES FILHO, 191 , CJ 47/48

04304-010 SÃO PAULO SP

t: (11) 5072-2541

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.gazetasp.com.br

JORNAL CIDADE

JORNAL CIDADE

AV. CINCO, 283 – CENTRO

13500-380 RIO CLARO SP

t: (19) 3526-1000

f: (19) 3526-1013

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornalcidade.net

JORNAL DA CIDADE - SP

JORNAL DA CIDADE - SP

RUA XINGU, 4-44 – HIGIENÓPOLIS

17013-903 BAURU SP

t: (14) 3104-3104

f: (14) 3104-3149

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jcnet.com.br

JORNAL DE PIRACICABA

JORNAL DE PIRACICABA

AV. COMENDADOR LUCIANO GUIDOTTI, 2525 JD. PACAEMBU

13424-589 PIRACICABA SP

t: (19) 3428-4100

f: (19) 3428-4101

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornaldepiracicaba.com.br

JORNAL EXEMPLO

JORNAL EXEMPLO

AV. ENGENHEIRO FABIO ROBERTO BARNABÉ, 2350

13331-520 INDAIATUBA SP

t: (19) 3801-5087

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornalexemplo.com.br

JORNAL PROPMARK

JORNAL PROPMARK

RUA FRANÇOIS COTY, 228 CAMBUCI

01524-030 SÃO PAULO SP

t: (11) 2065-0766

t: 08007044149

f: (11) 2065-0725

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://propmark.com.br

NOTÍCIA JÁ

NOTÍCIA JÁ

RUA CONCEIÇÃO, 124 - CENTRO

13010-902 CAMPINAS SP

t: (19) 3772-8000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.janoticia.com.br/

O DIÁRIO DE MOGI

O DIÁRIO DE MOGI

RUA DR. RICARDO VILELA, 568

08710-150 MOGI DAS CRUZES SP

t: (11) 3524-2400

f: (11) 3524-2416

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.odiariodemogi.inf.br

O ESTADO DE S. PAULO

O ESTADO DE S. PAULO

AV. ENGº. CAETANO ÁLVARES, 55

02598-900 SÃO PAULO SP

t: (11) 3856-2122

f: (11) 3856-2940

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.estadao.com.br

O LIBERAL

O LIBERAL

RUA TAMOIO, 875 - SANTA CATARINA

13466-250 AMERICANA SP

t: (19) 3471-0300

f: (19) 3471-0304

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.liberal.com.br

O REGIONAL

O REGIONAL

RUA PARÁ, 147 - CENTRO

15800-040 CATANDUVA SP

t: (17) 3531-1000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.oregional.com.br

O VALE

O VALE

AV. CASSIANO RICARDO, 401, SALA 508 B - JD. AQUARIUS

12240-540 SÃO JOSE DOS CAMPOS SP

t: (12) 3878-4499

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.ovale.com.br

TODODIA

TODODIA

RUA IRMÃ SERAFINA, 863

13015-200 CAMPINAS SP

t: (19) 3471-2700

f: (19) 3461-0466

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.tododia.com.br

TRIBUNA DE INDAIÁ

TRIBUNA DE INDAIÁ

RUA HÉRCULES MAZZONI, 873

13330-250 INDAIATUBA SP

t: (19) 3825-5500

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.tribunadeindaia.com.br

VALOR ECONÔMICO

VALOR ECONÔMICO

AV. FRANCISCO MATARAZZO, 1500, ED. NEW YORK - 2º ANDAR - ÁGUA BRANCA

05001-100 SÃO PAULO SP

t: (11) 3767-1000

f: (11) 3767-1348

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.valoronline.com.br

JORNAL DO TOCANTINS

JORNAL DO TOCANTINS

02 NORTE, CONJUNTO 2 LT 09/10

77006-004 PALMAS TO

t: (63) 3215-9500

f: (63) 3215-9530

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornaldotocantins.com.br

A CIDADE

A CIDADE

RUA SÃO SEBASTIÃO,610 CENTRO

14.015-040 Ribeirão Preto SP

t: +55 16 39772177

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornalacidade.com.br

 A GAZETA

A GAZETA

RUA CHAFIC MURAD, 902 MONTE BELO

29053-315 VITÓRIA ES

t: (27) 3321-8333

f: (27) 3321-8632

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.gazetaonline.com.br/jornalagazeta

A CRÍTICA

A CRÍTICA

AV. ANDRÉ ARAÚJO, 1924 – A – ALEIXO CIDADE DAS COMUNICAÇÕES

69060001 MANAUS AM

t: 92-36431200

t: 92-36431235

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.acritica.com.br

A NOTÍCIA

A NOTÍCIA

RUA CAÇADOR, 112 ATIRADORES

89.203-610 JOINVILLE SC

t: 47-34192000

t: 47-34192000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.an.com.br

 A TRIBUNA

A TRIBUNA

R. JOAQUIM PLÁCIDO DA SILVA,225 ILHA DE SANTA MARIA

29.040-790 VITÓRIA ES

t: 27-33319000

t: 27-32237340

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.redetribuna.com.br

A GAZETA DE RONDÔNIA

A GAZETA DE RONDÔNIA

Av. Castelo Branco, 20820, Sala 01 Novo Horizonte

76.962-000 Cacoal RO

t: (69)3441-1101

t: (69)3224-6669

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.agazetaderondonia.net

 A TARDE

A TARDE

R.PROF. MILTON CAYRES DE BRITO,204 CAMINHO DAS ÁRVORES

41.820-570 SALVADOR BA

t: 71-33408500

t: 71-33408712

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.atarde.com.br

A VOZ DA CIDADE

A VOZ DA CIDADE

Rua Michel Wardini, nº 100

27.330-100 Barra Mansa RJ

t: (24) 3322-3881

t: (24) 3322-5445

f: (24) 3326-2676

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.avozdacidade.com

AGÊNCIA ESTADO

AGÊNCIA ESTADO

AV. PROFESSOR CELESTINO BOURROUL, Nº 68 - BAIRRO DO LIMÃO

02710-000 SÃO PAULO SP

t: (11) 3856-5703

http://www.broadcast.com.br

AGORA JORNAL

AGORA JORNAL

RUA SERIDÓ, 747, BAIRRO PETRÓPOLIS

59020-010 NATAL RN

t: (84) 3027-1690

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.agorarn.com.br

AMAZÔNIA

AMAZÔNIA

AV. 25 DE SETEMBRO, 2473

66.093-000 BELÉM PA

t: 91-32161181

t: 91-32161047

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.orm.com.br/amazonia

CIRCUITO MATO GROSSO

CIRCUITO MATO GROSSO

AV MIGUEL SUTIL 4001 C

78.010-500 CUIBÁ MT

t: 65 3023-5151

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://circuitomt.com.br/

CORREIO*

CORREIO*

RUA ARISTÍDES NOVIS,123 FEDERAÇÃO

40.210-630 SALVADOR BA

t: 71-32031210

t: 71-32313944

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.correio24horas.com.br

CORREIO BRAZILIENSE

CORREIO BRAZILIENSE

SIG QUADRA 02, 340

70610-901 BRASÍLIA DF

t: 61-33421000

t: 61-32141155

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.correiobraziliense.com.br

CORREIO DA PARAÍBA

CORREIO DA PARAÍBA

AV. DOM PEDRO II, 623

58.013-420 JOÃO PESSOA PB

t: 83-32165000

t: 83-32165009

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.correiodaparaiba.com.br

 CRUZEIRO DO SUL

CRUZEIRO DO SUL

AV. ENG. CARLOS REINALDO MENDES, 2800

SOROCABA SP

t: 15-21025100

t: 15-21025187

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.cruzeironet.com.br

CORREIO POPULAR

CORREIO POPULAR

RUA 7 DE SETEMBRO, 189 VILA INDUSTRIAL

13.035-350 CAMPINAS SP

t: 19-37363199

t: 19-37363171

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.rac.com.br

CORREIO DO POVO

CORREIO DO POVO

R. CALDAS JÚNIOR, 219 CENTRO

90.019-900 PORTO ALEGRE RS

t: 51-32156170

t: 51-32156116

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.correiodopovo.com.br

CORREIO DO TOCANTINS

CORREIO DO TOCANTINS

QD. 5 LOTE 75/76

68.508-050 MARABÁ PA

t: 94-33221800

t: 94-33221561

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.ctonline.com.br

 DEZ MINUTOS

DEZ MINUTOS

AV. DJALMA BATISTA, 2010 - CHAPADA

69.050-010 MANAUS AM

t: (92) 3643-5080

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://dezminutos.online/

 DCI – DIÁRIO COMÉRCIO INDÚSTRIA & SERVIÇOS

DCI – DIÁRIO COMÉRCIO INDÚSTRIA & SERVIÇOS

RUA MAJOR QUEDINHO, 90

SÃO PAULO SP

t: 11-50955300

t: 11-50955242

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.dci.com.br

 DIÁRIO DO ACIONISTA

DIÁRIO DO ACIONISTA

RUA SENADOR DANTAS, 117 – SALA 1040 – CENTRO

RIO DE JANEIRO RJ

t: 21-3556-3030

t: 21-97376-7642 – whatsapp

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diariodoacionista.com.br

DIÁRIO DA AMAZÔNIA

DIÁRIO DA AMAZÔNIA

AVENIDA CALAMA, 2666 LIBERDADE

76.803-884 PORTO VELHO RO

t: 69-21822424

t: 69-32241640

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diariodaamazonia.com.br

DIÁRIO COMERCIAL

DIÁRIO COMERCIAL

RUA SANTA LUZIA, 651 28ºANDAR

20.030-041 RIO DE JANEIRO RJ

t: 21-22622906

t: 21-22626415

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diariocomercial.com.br

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

RUA DO VEIGA, 600 SANTO AMARO

RECIFE PE

t: 81-21227600

t: 81-21227886

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.pernambuco.com

DIÁRIO DO COMÉRCIO

DIÁRIO DO COMÉRCIO

AV. AMÉRICO VESPÚCIO, 1660 NOVA ESPERANÇA MG

31230-250 BELO HORIZONTE MG

t: (31) 3469-2000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diariodocomercio.com.br

DIARINHO

DIARINHO

RUA ANTONIO MANOEL MOREIRA, 100 FAZENDA

88.301-640 ITAJAÍ SC

t: 47-32496000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diarinho.com.br

 DIÁRIO DO AMAZONAS

DIÁRIO DO AMAZONAS

AV. DJALMA BATISTA, 2010 AM

69.050-010 MANAUS AM

t: 92-36435000

t: 92-36435000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diarioam.com.br

DIÁRIO DO LITORAL

DIÁRIO DO LITORAL

RUA GENERAL C MARA, 254 CENTRO

11.010-122 SANTOS SP

t: 13-32262051

t: 13-32265859

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diariodolitoral.com.br

 DIÁRIO DO NORDESTE

DIÁRIO DO NORDESTE

Praça da Imprensa S/N,Dionísio Torres

FORTALEZA CE

t: 85-32669999

t: 85-32669797

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diariodonordeste.com.br

DIÁRIO CATARINENSE

DIÁRIO CATARINENSE

ROD. JOSÉ CARLOS DAUX SC 401, 4190 EDIF. A SACO GRANDE

88.032-005 FLORIANÓPOLIS SC

t: 48-32163170

t: 48-32163225

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diario.com.br

 DIÁRIO POPULAR

DIÁRIO POPULAR

R. 15 DE NOVEMBRO,718

96.015-000 PELOTAS RS

t: 53-32847000

t: 53-32847080

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diariopopular.com.br

DIÁRIO LANCE

DIÁRIO LANCE

RUA SANTA MARIA, 47 CIDADE NOVA

20211-210 RIO DE JANEIRO RJ

t: (21) 3528-5200

f: (21) 3528-4112

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.lancenet.com.br

 DIÁRIO DA REGIÃO

DIÁRIO DA REGIÃO

AV. FELICIANO SALLES CUNHA, 1.515 DISTRITO INDUSTRIAL

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO SP

t: 17-21392000

t: 17-21392047

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diarioweb.com.br

DIÁRIO DO PARÁ

DIÁRIO DO PARÁ

AV. ALMIRANTE BARROSO, 2190

66.095-000 BELÉM PA

t: 91-30840100

t: 91-30840131

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.diariodopara.com.br

EXPRESSO POPULAR

EXPRESSO POPULAR

RUA GENERAL C MARA, 90

11.010-120 SANTOS SP

t: 13-21027000

t: 13-32194394

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.atribuna.com.br

ESTADO DE MINAS

ESTADO DE MINAS

AV. GETÚLIO VARGAS, 291 FUNCIONÁRIOS

30.112-020 BELO HORIZONTE MG

t: 31-32635000

t: 31-32635070

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.uai.com.br

 EXTRA

EXTRA

R.IRINEU MARINHO, 35 CIDADE NOVA

20.230-901 RIO DE JANEIRO RJ

t: 21-25345900

t: 21-25345924

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.extra.inf.br

FOLHA DA REGIÃO

FOLHA DA REGIÃO

R. JOAQUIM FERNANDES, 445

16.018-280 ARAÇATUBA SP

t: 18-36367777

t: 18-36367701

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.folhadaregiao.com.br

FOLHA DA MANHÃ

FOLHA DA MANHÃ

R. CARLOS DE LACERDA, 75 – CENTRO

28.010-241 CAMPOS DOS GOYTACAZES RJ

t: 22-27268585

t: 22-27268588

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.fmanha.com.br

 FOLHA DE S.PAULO

FOLHA DE S.PAULO

AL.BARÃO DE LIMEIRA, 425 CAMPOS ELÍSEOS

01.202-900 SÃO PAULO SP

t: 11-32243222

t: 11-32212077

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.folha.com.br

FOLHA DE BOA VISTA

FOLHA DE BOA VISTA

R. LOBO DALMADA, 21 – SÃO FRANCISCO

69.305-057 BOA VISTA RR

t: 95-36238806

t: 95-36238803

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.folhabv.com.br

FOLHA DE LONDRINA

FOLHA DE LONDRINA

RUA PIAUI 241

86.010-420 LONDRINA PR

t: 43-33742020

t: 43-33742098

http://www.folhaweb.com.br

 GAZETA DO SUL

GAZETA DO SUL

R.RAMIRO BARCELOS, 1206

96.810-900 SANTA CRUZ DO SUL RS

t: 51-37157800

t: 51-37157863

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.gazetadosul.com.br

 GAZETA DE ALAGOAS

GAZETA DE ALAGOAS

RUA SALDANHA DA GAMA,S/Nº, FAROL

57.051-090 MACEIÓ AL

t: 82-40097777

t: 82-40097756

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.gazetaweb.com

GAZETA DE PIRACICABA

GAZETA DE PIRACICABA

AV. ESTADOS UNIDOS, 1.106 CIDADE JARDIM

13.400-330 PIRACICABA SP

t: 19-34323000

t: 19-34325131

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.gazetadepiracicaba.com.br

GAZETA DE S.PAULO

GAZETA DE S.PAULO

AV. FAGUNDES FILHO, 191 , CJ 47/48

04.304-010 SÃO PAULO SP

t: 11-50722541

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.gazetasp.com.br

HOJE EM DIA

HOJE EM DIA

R.PADRE ROLIM, 652 – STA. EFIGÊNIA MG

30.130-090 BELO HORIZONTE MG

t: 31-32368000

t: 31-32368046

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.hojeemdia.com.br

JORNAL DA CIDADE

JORNAL DA CIDADE

V. ANTÔNIO CABRAL, 1069 – B. INDUSTRIAL

49.065-090 ARACAJU SE

t: 79-32264800

t: 79-32154687

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornaldacidade.net

JORNAL DA CIDADE – SP

JORNAL DA CIDADE – SP

R. XINGU, 4-44 – HIGIENÓPOLIS

17.013-903 BAURU SP

t: 14-31043104

t: 14-31043149

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jcnet.com.br

JORNAL CIDADE

JORNAL CIDADE

AV. CINCO, 283 – CENTRO

13.500-380 RIO CLARO SP

t: 19-35261000

t: 19-35261013

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornalcidade.net

JORNAL DO COMMERCIO

JORNAL DO COMMERCIO

RUA DA FUNDIÇÃO, 257 SANTO AMARO

RECIFE PE

t: 81-34136270

t: 81-34217554

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jc.com.br

JORNAL NH

JORNAL NH

R. JORNAL NH, 99

93.334-350 NOVO HAMBURGO RS

t: 51-30654000

t: 51-35940448

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornalnh.com.br

JORNAL DO COMÉRCIO – RS

JORNAL DO COMÉRCIO – RS

AV. JOÃO PESSOA, 1282

90.040-001 PORTO ALEGRE RS

t: 51-32131300

t: 51-32131335

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornaldocomercio.com.br

JORNAL EXEMPLO

JORNAL EXEMPLO

AV. ENGENHEIRO FABIO ROBERTO BARNABÉ,2350

13.331-520 INDAIATUBA SP

t: 19-38015087

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornalexemplo.com.br

JORNAL DO DIA

JORNAL DO DIA

AV. IVO DO PRADO,246 CENTRO

49.010-050 ARACAJU SE

t: 79-32140177

t: 79-32145799

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornaldodiase.com.br

JORNAL VS

JORNAL VS

AV. JOÃO CORRÊA, 1017

93020-690 SÃO LEOPOLDO RS

t: (51) 3591-2000

f: (51) 3591-2040

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornalvs.com.br

JORNAL PROPMARK

JORNAL PROPMARK

Rua Françõis Coty, 228

01524-030 CAMBUCI SP

t: 11-2065 0766

t: 0800 704 4149

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://propmark.com.br

JORNAL DO TOCANTINS

JORNAL DO TOCANTINS

02 NORTE,CONJUNTO 2 LT 09/10

77.006-004 PALMAS TO

t: 63-32159500

t: 63-32159530

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornaldotocantins.com.br

 JORNAL DO POVO

JORNAL DO POVO

R. 7 DE SETEMBRO,1015

96.508-011 CACHOEIRA DO SUL RS

t: 51-37229696

t: 51-37229601

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornaldopovo.com.br

JORNAL DE BRASÍLIA

JORNAL DE BRASÍLIA

SIG SUL QUADRA 01, LOTE 765 DF

70.610-410 BRASÍLIA DF

t: 61-33438000

t: 61-32266735

http://www.jornaldebrasilia.com.br

JORNAL DE SANTA CATARINA

JORNAL DE SANTA CATARINA

R. BAHIA, 2291 SALTO

89.031-002 BLUMENAU SC

t: 47-32211400

t: 47-32211405

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://santa.com.br

JORNAL DO BRASIL

JORNAL DO BRASIL

AV. RIO BRANCO, 157 - CENTRO

20040-006 RIO DE JANEIRO RJ

t: (21) 3923-4000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

JORNAL MEIO NORTE

JORNAL MEIO NORTE

RUA PROFESSOR ALCEU BRANDÃO,2.750

64.016-150 TERESINA PI

t: 86-21073000

t: 86-32183979

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.meionorte.com

MASSA!

MASSA!

RUA PROF. MILTON CAYRES DE BRITO,204 CAMINHO DAS ÁRVORES

41.820-570 SALVADOR BA

t: 71-33408500

t: 71-33408712

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.jornalmassa.com.br

 MONITOR MERCANTIL

MONITOR MERCANTIL

R. MARCÍLIO DIAS, 26

20.221-280 RIO DE JANEIRO RJ

t: 21-25184343

t: 21-22539569

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.monitormercantil.com.br

NOTÍCIAS DO DIA

NOTÍCIAS DO DIA

AV. DO ANTÃO,1762

88.025-150 FLORIANÓPOLIS SC

t: 48-32511400

t: 48 32511425

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.ndonline.com.br

 NOTÍCIA JÁ

NOTÍCIA JÁ

RUA CONCEIÇÃO,124 - CENTRO

13010-902 CAMPINAS SP

t: (19) 3772-8000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.janoticia.com.br/

NOTÍCIA AGORA

NOTÍCIA AGORA

RUA CHAFIC MURAD,902 MONTE BELO

29.053-315 VITORIA ES

t: 27-33218333

t: 27-33218651

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.redegazeta.com.br

O LIBERAL

O LIBERAL

RUA 25 DE SETEMBRO,2473

66.093-000 BELÉM PA

t: 91-32161000

t: 91-32765615

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.oliberal.com.br

O LIBERAL

O LIBERAL

RUA TAMOIO, 875 - SANTA CATARINA

13466-250 AMERICANA SP

t: (19) 3471-0300

f: (19) 3471-0304

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.liberal.com.br

O POPULAR

O POPULAR

R Thomas Edson , 400 , Qd 7, Serrinha,

74.835130 GOIÂNIA GO

t: 62-32501000

t: 62-32557513

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.opopular.com.br

O ESTADO DE S. PAULO

O ESTADO DE S. PAULO

AV. ENGº. CAETANO ÁLVARES, 55

02598-900 SÃO PAULO SP

t: (11) 3856-2122

f: (11) 3856-2940

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.estadao.com.br

 O POVO

O POVO

AV. AGUANAMBI,282

60.055-402 FORTALEZA CE

t: 85-32556000

t: 85-32315792

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.opovo.com.br/opovo

 O ESTADO DO MARANHÃO

O ESTADO DO MARANHÃO

Avenida Ana Jansen, 200, São Francisco

SÃO LUÍS MA

t: 98-32155100

f: 98-32156154

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://imirante.globo.com/oestadoma/

O IMPARCIAL

O IMPARCIAL

RUA ASSIS CHATEAUBRIAND, 01

65.075-670 SÃO LUÍS MA

t: 98-32122000

t: 98-32122025

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 O DIA

O DIA

R. GOV. RAIMUNDO ARTUR DE VASCONCELOS,131

64.000-450 TERESINA PI

t: 86-21069900

t: 86-21069915

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.portalodia.com.br

O DEBATE - DIÁRIO DE MACAÉ

O DEBATE - DIÁRIO DE MACAÉ

RUA BENEDITO PEIXOTO, 90

27916-040 MACAÉ RJ

t: (22) 2106-6060

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.odebateon.com.br

O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ

O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ

AV. MAUÁ, 1988

87.050-020 MARINGÁ PR

t: 44-32216030

t: 44-32264254

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.odiario.com

O DIÁRIO DE MOGI

O DIÁRIO DE MOGI

RUA DR. RICARDO VILELA,568

MOGI DAS CRUZES SP

t: 11-35242400

t: 11-35242416

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.odiariodemogi.inf.br

O FLUMINENSE

O FLUMINENSE

RUA VISCONDE DE ITABORAÍ, 184 - CENTRO

24035-900 NITERÓI RJ

t: (21) 2125-3000

f: (21) 2125-3050

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.ofluminense.com.br

O REGIONAL

O REGIONAL

R.PARÁ,147 CATANDUVA

15.800-040 SÃO PAULO SP

t: 17-35311000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.oregional.com.br

O GLOBO

O GLOBO

R. IRINEU MARINHO,35

20.230-901 RIO DE JANEIRO RJ

t: 21-25345000

t: 21-25345535

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.oglobo.com.br

O SÃO GONÇALO

O SÃO GONÇALO

RUA YOLANDA SAAD ABUZAID, 150 ALCÂNTARA

24710-460 SÃO GONÇALO RJ

t: (21) 2602-4250

f: (21) 2601-7272

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.osaogoncalo.com.br

O PROGRESSO

O PROGRESSO

Av. Presidente Vargas, 447

79804-030 DOURADOS MS

t: (67) 3416-2600

t: (67) 3416-2610

f: (67) 3416-2666

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.progresso.com.br/

O ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

O ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

R. 14 DE JULHO,204

79.004-392 CAMPO GRANDE MS

t: 67-33459000

t: 67-33459032

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.oestadoms.com.br

O TEMPO

O TEMPO

AV. BABITA CAMARGOS,1645

32.210-180 CONTAGEM MG

t: 31-21013000

t: 31-21013001

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.otempo.com.br

O VALE

O VALE

RUA SANTA CLARA,417

12.243-630 SÃO JOSE DOS CAMPOS SP

t: 12-39093909

t: 12-39093910

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.ovale.com.br

 PARANÁ ONLINE

PARANÁ ONLINE

R. JOÃO TSCHANNERL,800

80.820-010 CURITIBA PR

t: 41-33315000

t: 41-33315167

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.parana-online.com.br

PIONEIRO

PIONEIRO

R. JACOB LUCHESI,2374

95.032-000 CAXIAS DO SUL RS

t: 54-32181200

t: 54-32181285

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.clickrbs.com.br

PISA INDÚSTRIA DE PAPÉIS

PISA INDÚSTRIA DE PAPÉIS

RUA PASTEUR, 463 10° ANDAR CONJ. 1001

80.250-080 CURITIBA PR

t: 41-33402000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

TRIBUNA DE MINAS

TRIBUNA DE MINAS

RUA ESPÍRITO SANTO, 95/117

36.020-000 JUIZ DE FORA MG

t: 32-21014500

t: 32-21016895

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.tribunademinas.com.br

TRIBUNA DO NORTE – PR

TRIBUNA DO NORTE – PR

AV. ZILDA SEIXAS AMARAL,4270

86.806-380 APUCARANA PR

t: 43-34201177

t: 43-34201120

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.tribunadonorte.com

TRIBUNA DO PARANÁ

TRIBUNA DO PARANÁ

RUA JOÃO TSCHANNERL, 800

80.820-010 CURITIBA PR

t: 41-33315000

t: 41-33315087

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.parana-online.com.br

TRIBUNA DO NORTE

TRIBUNA DO NORTE

AV. TAVARES DE LIRA, 101

59.012-050 NATAL RN

t: 84-40066100

t: 84-32213374

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.tribunadonorte.com.br

TRIBUNA DE INDAIÁ

TRIBUNA DE INDAIÁ

R. HÉRCULES MAZZONI,873

13.330-250 INDAIATUBA SP

t: 19-38255500

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.tribunadeindaia.com.br

 TODODIA

TODODIA

RUA IRMÃ SERAFINA,863

13.015-200 CAMPINAS SP

t: 19-34712700

t: 19-34610466

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.tododia.com.br

UMUARAMA ILUSTRADO

UMUARAMA ILUSTRADO

AV.TIRADENTES, 2680

87.505-090 UMUARAMA PR

t: 44-36212500

t: 44-36212545

http://www.ilustrado.com.br

VALOR ECONÔMICO

VALOR ECONÔMICO

V. FRANCISCO MATARAZZO,1.500

05.001-100 SÃO PAULO SP

t: 11-37671000

t: 11-37671348

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.valoronline.com.br

ZERO HORA

ZERO HORA

AV. IPIRANGA,1075

90.160-180 PORTO ALEGRE RS

t: 51-32184300

t: 51-32184700

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.clicrbs.com.br

ZM NOTICIAS

ZM NOTICIAS

RUA PROFESSOR HELENO CLAUDIO FRAGOSO, 529 JARDIM IGUAÇU

26282-010 NOVA IGUAÇU RJ

t: (21) 2669-1515

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.zmnoticias.com.br/

next
prev