Estadão Incentiva é a mais nova iniciativa do jornal O Estado de S.Paulo para estudantes do ensino superior

Estadão Incentiva é a mais nova iniciativa do jornal O Estado de S.Paulo para estudantes do ensino superior

O Estadão lança um projeto de gamificação voltado à aproximação do público jovem com o mercado de informação confiável e de qualidade. O Estadão Incentiva é uma plataforma digital na qual jovens estudantes do ensino superior (Graduação e Pós-Graduação) podem obter gratuitamente uma assinatura digital do Estadão, que dá acesso aos conteúdos digitais da marca, atrelado ao regulamento do jogo.

A assinatura poderá ser renovada, mensalmente, de acordo com o engajamento do estudante ao portal. A estratégia foi vencedora do 1.º Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina, em 2019, e, além de incentivar a leitura na juventude a se tornar um hábito, propõe o combate à desinformação mundial. “Com este programa, nossa meta é aumentar o acesso à informação de qualidade e ampliar o público do Estadão, um jornal que sempre se pautou pela inovação”, afirma João Caminoto, diretor de Jornalismo do Grupo Estado. “É ainda uma forma de mostrar que desinformação, um dos maiores problemas atuais, se combate com bom jornalismo. Investir nos jovens é também investir no futuro do Brasil.” O Estadão Incentiva opera como um jogo para os estudantes. Ao se cadastrar por meio de seus dados educacionais, o usuário será introduzido a uma página na qual consta seu perfil pessoal, com prêmios conquistados e empenho nas atividades internas do portal.

“Acreditamos que a gamificação vai ao encontro de uma mecânica atraente para o público jovem, pois está presente no dia a dia das plataformas digitais”, afirma Leonardo Contrucci, diretor executivo de Mercado Leitor e Estratégias Digitais do Grupo Estado. “No mundo da inovação, é nosso papel criar soluções que atendam todos os leitores.” Conforme o estudante se engaja nas atividades – que podem incluir ler matérias, visualizar vídeos, compartilhar, comentar, entre outras –, ele passa a contabilizar pontos para o seu perfil e, somado ao ranqueamento de outros usuários, desbloqueia benefícios diversos, inclusive a assinatura digital gratuita ou descontos exclusivos para um upgrade.

Entretanto, mesmo sendo uma iniciativa de aprendizado, na qual as habilidades do estudante são testadas, o jogo exige do usuário comprometimento e atenção, uma vez que o jogador tem apenas três oportunidades (vidas) para se dedicar à plataforma. Se falhar na missão de passar as fases conforme realiza as tarefas solicitadas, o jogador perde uma vida. A assinatura é efetivada pelo site https://assine.estadao.com.br/incentiva e a plataforma pode ser acessada em meu.estadao.com.br e também pelo aplicativo exclusivo, disponível para os sistemas Android e IOS.