Visibilidade e atenção da publicidade em sites de jornalismo são superiores à media do meio digital, diz pesquisa Reprodução

Visibilidade e atenção da publicidade em sites de jornalismo são superiores à media do meio digital, diz pesquisa

A visibilidade e a atenção da audiência em relação a anúncios digitais em sites de notícias são muito superiores à publicidade padrão no meio online, indica recente pesquisa do World Media Group (WMG), uma aliança formada por organizações jornalísticas. O estudo afirma que o conteúdo publicitário nas páginas dos veículos de "jornalismo de qualidade" reflete a tendência segundo a qual os consumidores despertaram para a urgência de buscar a credibilidade das empresas jornalísticas para fugir da desinformação espalhada nas mídias sociais. O inventário dos veículos integrantes do grupo superou entre 13% e 144% a média do setor no terceiro trimestre de 2018.

Os anúncios digitais das empresas pertencentes ao WMG exibidos em navegadores a partir de desktop, por exemplo, atingiram um tempo de permanência de página ativo de 66 segundos, 39% acima da média do setor. A taxa de visualização (em que 50% do anúncio é visível por um segundo) e o tempo de visualização excederam o índice de referência em 27% e 25%, respectivamente. Nos smartphones, o inventário do WMG estimulou 35% mais interações do que a média.

"O impacto do jornalismo de má qualidade e das notícias falsas nos últimos dois anos tornou os consumidores muito mais experientes em busca de informações", disse Alex Delamain, presidente do WMG. “Estamos vendo um efeito de halo, traduzindo-se em um público mais engajado para os anunciantes. A análise ressalta o que há muito acreditávamos: que os consumidores são mais receptivos à publicidade quando apresentados em um ambiente de conteúdo de alta qualidade em que confiam”.

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