Jornalista é encontrado morto no México com sinais de tortura Reprodução/El Financiero

Jornalista é encontrado morto no México com sinais de tortura

O corpo do jornalista Rogelio Barragán, diretor do portal Guerrero Al Instante, foi encontrado no porta-malas de um carro abandonado no estado de Morelos, região central do México, país que ocupa este ano a posição de país mais mortífero do mundo para a imprensa mesmo sem estar em guerra, segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Entidades de defesa ao jornalismo têm cobrado há meses do presidente Andrés Manuel López Obrador o estabelecimento de um sistema de proteção mais eficaz aos profissionais de comunicação. Desde a posse do mandatário, que antes de ser eleito prometia mais proteção aos jornalistas, o número de comunicadores mortos já chega a dez, de acordo com algumas organizações.

"Tem sido um ano terrivelmente desastroso para a liberdade de imprensa. Esperávamos que essa situação não continuasse no decorrer deste governo, mas vimos que não, isso não diminuiu", lamentou a representante da RSF no México, Balbina Flores, informou a AFP. Em maio, de acordo com a organização de defesa ao jornalismo, houve uma média de dois ataques a jornalistas por dia, a maioria deles cibernéticos e supostamente atribuíveis a funcionários e ao crime organizado.

O corpo de Barragán apresenta sinais de tortura, com ferimentos bruscos no rosto, e uma lesão à bala na área do cérebro, mas não há no momento confirmação sobre a possibilidade de o crime estar relacionado ao trabalho do jornalista. O profissional tinha dez anos de carreira e atuava em situações nas quais enfrentava "riscos", segundo a RSF. 

Quase cem jornalistas foram mortos no México desde 2000.

Leia mais em:

https://cnnespanol.cnn.com/2019/07/31/alerta-mexico-encuentran-muerto-a-periodista/

https://elcomercio.pe/mundo/mexico/mexico-rogelio-barragan-periodista-muerto-huellas-violencia-nndc-noticia-660552

https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,jornalista-e-encontrado-morto-no-mexico-com-sinais-de-violencia,70002948577

https://www.lavoz.com.ar/mundo/asesinan-al-periodista-rogelio-barragan-en-centro-de-mexico