Mercantilização da publicidade digital é o grande problema dos publishers, diz especialista Reprodução

Mercantilização da publicidade digital é o grande problema dos publishers, diz especialista

O duopólio Google e Facebook tem dito que quer auxiliar os publishers. Oferece desde o Instant Articles e o AMP a, mais recentemente, sistemas para aumentar a carteira de assinantes digitais. No entanto, as empresas do Vale do Silício somente ajudarão os produtores de conteúdo quando decidirem dividir o bolo principal: o dos anúncios digitais programáticos. Ao mesmo tempo, o mercado publicitário terá de se conscientizar que é preciso investir em segurança de marca, o que implica maior valor. A análise é de Matt DeRienzo, diretor executivo da LION Publishers. “A mercantilização da publicidade digital é o grande problema para as editoras de notícias”, diz ele em artigo no site especializado Editor&Publisher.

DeRienzo, que também é jornalista, destaca que Google e Facebook destruíram a capacidade de o jornalismo se financiar de forma sustentável por meio da publicidade. Em 2017, afirma, o duopólio captará cerca de 63% do mercado de publicidade digital nos Estados Unidos. Enquanto isso, continua o executivo, as empresas de comunicação cotadas em bolsa registram declínios trimestrais de receita com publicidade online de até 17%. Se o Google e o Facebook realmente querem ajudar a salvar o jornalismo, serão necessários movimentos mais ousados”, insiste.

O diretor executivo da LION Publishers ressalta ainda que, desde o impacto das notícias falsas durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos e o crescente discurso de ódio na internet, as marcas têm questionando a tecnologia de anúncios programáticos barata que não é capaz de diferenciar um site ou vídeo extremista de uma notícia investigativa produzida por jornalistas profissionais de uma organização de notícias de credibilidade reconhecida. “Antes que o Google e o Facebook possam ajudar a salvar o jornalismo, precisamos de um olhar muito mais sério e intenso sobre o funcionamento da publicidade”, recomenda DeRienzo.

Leia mais em:

http://www.editorandpublisher.com/columns/industry-insight-what-the-news-business-needs-from-google-and-facebook/