Congresso cria Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Imprensa

PORTAL IMPRENSA - 28/05/2020

Devido aos frequentes ataques a jornalistas e a ascensão das fake news, o Congresso Nacional criou a Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Imprensa.


O objetivo é garantir a livre manifestação de pensamento, o livre exercício do jornalismo, o livre acesso à informação, bem como a plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social.

De caráter suprapartidário, a Frente atuará na defesa institucional da liberdade de imprensa e de interlocução com as entidades representativas, além de promover debates e seminários sobre liberdade de imprensa e o intercâmbio com parlamentos e organizações de outros países.

O estatuto da Frente e o requerimento para sua criação foram protocolados na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (27/5).

“Nossa Constituição estabelece como um dos pilares do regime democrático a liberdade de imprensa. Então, diante da escalada do autoritarismo, precisamos estar vigilantes e atuar para assegurar o cumprimento dos preceitos constitucionais”, afirma o deputado federal Danilo Cabral.

Para o deputado Luciano Ducci, os frequentes ataques contra jornalistas são inaceitáveis e devem ser combatidos. “Não podemos aceitar que a imprensa vire alvo de ataques de ódio. Ela tem papel fundamental no regime democrático, principalmente em tempos de fake news”, disse.