Debates na Gaúcha e na RBS TV e entrevistas exclusivas integram a cobertura jornalística Debates na Gaúcha e na RBS TV e entrevistas exclusivas integram a cobertura jornalística / Divulgação

Veículos do Grupo RBS preparam conteúdos especiais para o segundo turno das Eleições 2018

O primeiro debate entre os candidatos ao governo do Estado no segundo turno das Eleições 2018 já tem data para acontecer. Assim como na disputa anterior, o embate entre os aspirantes ao comando do Rio Grande do Sul será transmitido em primeira mão pela Gaúcha e irá ao ar nesta terça-feira (16). Além disso, entrevistas exclusivas e um debate na RBS TV também estão sendo preparados para ajudar os gaúchos a definirem o presidente do país e o governador do Estado.

– Nosso foco é oferecer ao público uma cobertura ampla e diversificada, com informações que colaborem para uma escolha consciente no momento do voto  – afirma o vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech.

O primeiro debate entre Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB) no segundo turno será mediado pelo jornalista Daniel Scola durante o Gaúcha Atualidade, a partir das 8h10, e terá transmissão ao vivo em vídeo no GaúchaZH.  Na ocasião, todos os detalhes e bastidores do debate serão acompanhados pelo colunista Paulo Germano e publicados, em formato de vídeo, no GaúchaZH.

Diferentemente da discussão promovida pela rádio na disputa anterior, o encontro não terá o formato de pergunta, resposta, réplica e tréplica. Desta vez, os candidatos responderão questionamentos da produção do programa e de ouvintes, além de fazerem perguntas entre si. A atualização do formato visa garantir mais fluidez na discussão dos temas durante os quatro blocos de discussão.

No dia 25 de outubro, três dias antes da votação do segundo turno, será a vez da RBS TV proporcionar aos telespectadores um debate entre os candidatos ao governo do Estado. Ao longo de quatro blocos, Eduardo Leite e José Ivo Sartori farão perguntas um para o outro. No primeiro e terceiro blocos, as questões não terão um tema pré-estabelecido. Já no segundo e quarto blocos, as perguntas serão elaboradas pela produção do programa e definidas a partir de um sorteio ao vivo. Mediado pelo apresentador Elói Zorzetto, o debate iniciará logo após a novela Segundo Sol e será transmitido também pela Gaúcha.

A exemplo do primeiro turno, a equipe do Grupo de Investigação (GDI) fará a checagem das declarações dos candidatos durante os debates da Gaúcha e da RBS TV.  Os resultados serão publicados em GaúchaZH e ZH.

Os candidatos também participarão de entrevistas individuais, em programas da RBS TV e Gaúcha. Nesta segunda-feira (15), o RBS Notícias recebe Eduardo Leite para a exposição de ideias de governo. No dia seguinte, terça-feira (16), será a vez de José Ivo Sartori participar do programa e apresentar suas propostas. A Gaúcha abre espaço para conversas individuais com os candidatos na semana seguinte.

Na manhã do dia 23 de outubro, Leite participa do Gaúcha Atualidade e no período da tarde o seu vice, Delegado Ranolfo (PTB), estará ao vivo no Gaúcha+, apresentado por Kelly Matos e Leandro Staudt. O dia 24 de outubro está reservado para a conversa com Sartori, no Gaúcha Atualidade. No período da tarde, o Gaúcha+ recebe o vice de Sartori, José Paulo Cairoli (PSD). As duas entrevistas serão transmitidas ao vivo em vídeo na capa do GaúchaZH. Leite e Sartori também darão entrevistas de uma hora para ZH e GZH.

GaúchaZH e ZH também foram às escolas públicas e privadas para saber o que o eleitor jovem gostaria de perguntar ao futuro comandante do Palácio Piratini. Todos os questionamentos feitos pelos estudantes serão respondidos pelos candidatos no online e no impresso. Além disso, os assinantes de GZH seguem recebendo diariamente uma newsletter exclusiva com conteúdos especiais da cobertura das Eleições 2018.