Editorial-REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC): Imprensa livre se constrói na luta

Editorial-REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC): Imprensa livre se constrói na luta

EDITORIAL DE 26/10/2018 - Imprensa livre se constrói na luta

A liberdade de imprensa é um dos pilares do estado democrático de direito assegurado pela Constituição Federal. Garantir o acesso da sociedade à informação é missão dos veículos da REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC), com a marca da sua reconhecida credibilidade. A tentativa de negar ao eleitorado amazonense esse direito básico fere a liberdade do cidadão.

A REDE DIÁRIO publica, nesta sexta-feira, a pesquisa sobre intenção de votos do segundo turno da eleição para o Governo do Amazonas realizada pelo INSTITUTO DIÁRIO DE PESQUISA (IDP), como tradicionalmente o faz em todos os pleitos.

A pesquisa é a mesma que o candidato Wilson Lima tentou barrar na Justiça. Para os mais próximos, o candidato dizia que a pesquisa seria instrumento útil à candidatura do governador Amazonino Mendes e que temia números distorcidos, em seu desfavor.

Novato na política e restrito ao ambiente de um único grupo de comunicação, Wilson começa a aprender, a partir de hoje, como se move a imprensa verdadeiramente livre.

Aqui não há fraude. O móvel desta empresa é a vigilância atenta e liberta. A mesma postura que o candidato deve esperar a partir do momento da posse, caso as projeções desta pesquisa se confirmem e venha a ser eleito.

O povo, indicam os números, quer o novo e rejeita com veemência as velhas práticas. A imprensa livre, sintonizada com os anseios populares, está pronta para resistir, em nome desses princípios. O povo quer o novo com práticas novas e não como instrumento de interesses tendentes a neutralizara salutar concorrência.

Estaremos vigilantes a todos os atos que fujam dos reais preceitos republicanos, principalmente em relação à impessoalidade e a transparência no trato com a coisa pública.

A REDE DIÁRIO dá aqui uma pequena amostra do quão longe está disposta a chegar em benefício da imprensa livre. Liberdade, anal, se constrói na luta. E a gente sabe lutar.