Humberto Trezzi, Jeniffer Gularte e Jocimar Farina Humberto Trezzi, Jeniffer Gularte e Jocimar Farina / Divulgação

Repórteres do GDI são reconhecidos em premiação nacional sobre transporte e jornalismo

Após um longo período de investigação sobre a compra da nova frota da Trensurb, três repórteres do Grupo de Investigação (GDI) do Grupo RBS revelaram os motivos pelos quais os novos trens nunca funcionaram como deveriam. O esforço foi reconhecido: os jornalistas Humberto Trezzi, Jeniffer GularteJocimar Farina estão na lista dos premiados na 25ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo, divulgada nesta quarta-feira (21). A reportagem Fora dos Trilhos foi contemplada com o primeiro lugar na categoria Jornal Impresso. 

– A reportagem traz as respostas para um problema que é enfrentado todos os dias pelos usuários da Trensurb ao trafegar em trens antigos e desconfortáveis, enquanto veículos novos foram comprados e estão parados na oficina – conta Jeniffer. 

Fora dos Trilhos levou três meses de intensa apuração até ser publicada. A reportagem revela os motivos pelos quais a nova frota de custo milionário da Trensurb não funciona, ainda que os trens possuam apenas quatro anos de fabricação. Na publicação, os três repórteres trazem detalhes sobre as falhas mecânicas desses veículos. Além disso, a reportagem mostra que a Trensurb abriu mão de testes que poderiam ter identificado uma série desses problemas na época de entrega dos trens, em 2014. 

– Comprovamos também que a licitação que comprou os veículos é mais do que suspeita: existem e-mails entre as empresas vencedoras, acertando percentuais para a concorrência pública – explica Trezzi, sobre os processos de negociação dos trens. 

– Fiquei muito feliz por ter sido convidado pela Jeniffer e pelo Trezzi para participar da matéria. Eu já acompanhava esse assunto há um tempo e tinha algumas informações e contatos para auxiliar na apuração – afirma Jocimar.  

O Prêmio CNT de Jornalismo busca reconhecer os trabalhos jornalísticos que colocam o transporte em pauta na sociedade, com o propósito de explicar a relevância do assunto no país. A premiação é dividida nas categorias Impresso, Televisão, Rádio, Internet, Fotografia e Meio Ambiente e Transporte. A cerimônia para entrega dos prêmios será realizada no dia 5 de dezembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF).