Imposto de 2% sobre as receitas de empresas de tecnologia poderia financiar jornalismo local, propõe estudo Reprodução

Imposto de 2% sobre as receitas de empresas de tecnologia poderia financiar jornalismo local, propõe estudo

Um imposto de 2% sobre as receitas obtidas por empresas de tecnologia como Google e Facebook com a venda de anúncios digitais segmentados nos Estados Unidos geraria pelo menos US$ 2 bilhões que poderiam ser destinados ao financiamento do jornalismo local norte-americano. A projeção integra relatório divulgado esta semana pelo Colorado Media Project, ação coletiva liderada pela Universidade de Denver, que tem por objetivo apontar soluções para a crise da imprensa no estado do Colorado, onde mais de 30 jornais encerraram suas operações nas duas últimas décadas.  

A principal proposta do estudo elaborado pelo Colorado Media Project é solicitar investimentos de comunidades locais que se beneficiam de notícias locais gratuitas e independentes, redirecionando parcela dos valores que entram nos caixas das gigantes digitais, principais responsáveis pela disseminação de desinformação e ódio on-line. O relatório ressalta que as localidades que perdem essa cobertura de notícias geralmente são menos engajadas, mais polarizadas e menos informadas como eleitores.

A falta de financiamento à imprensa no Colorado contrasta com a alta credibilidade das organizações de notícias locais. Recente pesquisa do Pew Research Center revela que 81% dos adultos de Denver, capital do estado, classificam as notícias locais de maneira favorável, embora apenas 15% tenham pago diretamente por elas no ano passado.

Dois desafios constitucionais estão no caminho da proposta de tributação feita pelo Colorado Media Project, um local e outro nacional. No nível estadual, a Declaração de Direitos do Contribuinte exige que todos os aumentos de impostos sejam aprovados pelos eleitores, e muito raramente as pessoas se mostram dispostas a pagar mais ao governo.

Para driblar este obstáculo, o grupo propõe uma extensão de 2,9% do imposto sobre vendas em anúncios digitais direcionados aos moradores do Colorado, o que poderia arrecadar US$ 70 milhões em subsídios ou apoio a pequenas empresas, entre elas editoras locais. O relatório também recomenda oferecer incentivos fiscais para empresas comunitárias que financiam redações. Há, porém, preocupação de que a aceitação de fundos do governo torne as redações comprometidas com o setor que devem escrutinar.

O relatório sugere ainda que os governos estadual e locais facilitem ainda mais o acesso aos públicos. Se o governo do Colorado disponibilizar todos os dados on-line em formatos pesquisáveis, diz o estudo, economizará tempo dos repórteres e dinheiro das organizações de notícias.

Ao tentar fortalecer o jornalismo local, o Colorado Media Project também tem por objetivo romper com uma nova relação de poder, que limita as decisões sobre a liberdade de expressão no âmbito dos movimentos das companhias do Vale do Silício, que distribuem conteúdo, mas não fazem jornalismo. 

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, por exemplo, tem participado de conversas informais e pequenos jantares secretos com jornalistas conservadores, comentaristas e pelo menos um parlamentar republicano nos últimos meses para discutir questões como liberdade de expressão e parcerias, segundo o site Politico.

Os jantares, que começaram em julho, fazem parte do esforço mais amplo de Zuckerberg para cultivar amigos à direita em meio à indignação do presidente Donald Trump e seus aliados por suposta "preconceito" contra conservadores no Facebook e outras grandes empresas de mídia social. Nos últimos dias, a rede social foi criticada, inclusive pela candidata presidencial democrata Elizabeth Warren, por sua política de publicidade, que isenta os políticos da verificação de fatos de terceiros e facilita a disseminação da desinformação.

Leia mais em:

https://coloradomediaproject.com/public-good

https://medium.com/colorado-media-project/why-platforms-should-pay-for-polluting-our-civic-discourse-fbe1c3bcd42e

https://www.politico.com/news/2019/10/14/facebook-zuckerberg-conservatives-private-meetings-046663?utm_source=sendgrid&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletters

https://missoulacurrent.com/business/2019/10/media-outlets-funding/