Vice-presidente de Mercado do Grupo RBS fez a palestra de encerramento do 1º Simpósio Estadual do Varejo em Caxias do Sul Vice-presidente de Mercado do Grupo RBS fez a palestra de encerramento do 1º Simpósio Estadual do Varejo em Caxias do Sul / Divulgação

Marcelo Pacheco apresenta cases de sucesso de mídia integrada em evento voltado para o comércio varejista

Com uma sociedade em permanente transformação, profissionais e empresas do setor varejista precisam se reinventar sempre. Para apresentar desafios e oportunidades desse cenário, o vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco, foi um dos painelistas do 1º Simpósio Estadual do Varejo. Ele fez a palestra de encerramento do evento, realizado nesta terça-feira (23), em Caxias do Sul.

O executivo falou sobre a nova estratégia adotada pela empresa a partir de 2017. Com um atendimento mais próximo e focado na necessidade de cada cliente, a RBS criou um novo portfólio de ofertas — trazendo soluções integradas de mídia e novos serviços.

— A integração da mídia e o entendimento de como é a jornada do consumidor pode ajudar na manutenção das vendas. Mas hoje em dia se precisa de especialistas para isso. Nós montamos uma estrutura capaz de ajudar agências e anunciantes a trafegarem neste momento — destacou Pacheco em sua palestra, intitulada “Vender, vender e vender – Os cases de sucesso de mídia integrada”.

Uma das principais ferramentas para balizar esse trabalho foi o Persona – estudo sobre os hábitos e costumes dos gaúchos. A partir da pesquisa, foram definidos cinco perfis que deram insights sobre a relação com o consumo de mídia e de marcas.

Pacheco também destacou o Tá e Daí?, projeto de Design Thinking, que busca entender problemas de empresas e criar soluções em conjunto. O vice-presidente de Mercado lembrou ainda do projeto Vozes e Fim de Ano em Dobro, iniciativas criadas pela RBS.

Entre os cases detalhados no painel, Pacheco relembrou o desafio de fortalecer uma rede de supermercados em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Também detalhou como a RBS ajudou uma linha de sabonetes a se apresentar como a melhor opção para o público masculino. Outro case compartilhado foi de um grupo de venda de automóveis que precisava se comunicar de maneira eficiente com diferentes consumidores de oito marcas.