Série de reportagens de O Globo vence Prêmio de Jornalismo GDA

Série de reportagens de O Globo vence Prêmio de Jornalismo GDA

O repórter do jornal O Globo Vinicius Sassine venceu uma das categorias da edição deste ano do Prêmio GDA de Jornalismo, entregue pelo Grupo de Diários América, pela série que revelou que, em três anos, 153 órgãos para transplantes foram desperdiçados devido a recusas da Força Aérea Brasileira (FAB) em transportá-los. Sassine foi o vencedor na distinção "Reportagem noticiosa de investigação". O GDA é formado por 11 dos principais jornais de países da América Latina. Entre eles estão O GLOBO; "La Nación", na Argentina; "El País", no Uruguai; "El Tiempo", na Colômbia; "El Nuevo Día" (Porto Rico); e "El Universal" (México).

O impacto da reportagem, informou O Globo, levou o então presidente interino Michel Temer a assinar um decreto — de número 8.783, de 6 de junho — determinando que ao menos uma aeronave ficasse sempre à disposição exclusivamente para o transporte de órgãos. Após essa medida, o número de pacientes transplantados, beneficiados por essa iniciativa, aumentou significativamente. A reserva dos aviões salvou, por exemplo, a menina Ana Júlia Aleixo, que precisou de um transplante de coração. A série também ganhou o Prêmio Rei da Espanha de Jornalismo, o Prêmio Associação do Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj) e o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde.

A "Menção Honrosa" do Prêmio de Jornalismo do GDA ficou com Isayen Herrera y María Emilia Jorge, do "El Nacional", da Venezuela. Na categoria "Crônica", o vencedor foi Rodrigo Cea Aránguiz, do "El Mercúrio", do Chile, com o texto "Viagem ao cemitério de baleias da Patagônia". Para a categoria "Proposta Editorial Inovadora", venceram Jaime Bedoya, Angel Hermoza, Victor Aguilar, Alicia Rojas, Victor Sanjinéz y Adolfo Bazán, do "El Comercio", do Peru, com a "Campanha 'Nem uma a menos'", que combateu os crimes contra a mulher. Já na categoria "Narrativa Digital", o prêmio ficou com a 'Unidad de Inteligencia de Datos' (Unidade de Inteligência de Dados), do jornal "La Nación", da Costa Rica, sob o título "Memoria Roubada Costa Rica".

Leia mais em:

https://oglobo.globo.com/brasil/reporter-do-globo-ganha-premio-de-jornalismo-gda-21716679#ixzz4q3Tjjzdn