Quiz apontava as semelhanças políticas entre os eleitores e os candidatos Quiz apontava as semelhanças políticas entre os eleitores e os candidatos / Reprodução

Zero Hora é finalista em prêmio da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias

Pelo terceiro ano consecutivo, Zero Hora integra a lista dos finalistas do Digital Mídia – América Latina, promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA). Nesta edição, concorrem à categoria Melhor Projeto de Visualização de Dados os especiais Descubra seu Candidato e ZH Ouro.

Publicado em setembro de 2016, o quiz Descubra seu Candidato foi uma ferramenta disponibilizada pelo veículo em época de eleição para que os leitores pudessem identificar qual candidato a prefeito de Porto Alegre tinha mais afinidades com as suas ideias. Para viabilizar o projeto, a equipe da ZH aplicou um questionário aos concorrentes à representante da Capital contendo 30 perguntas relevantes para a cidade. As questões, de múltipla escolha, foram respondidas pelos candidatos de acordo com os itens que mais se aproximavam de suas posições.

Já ZH Ouro, veiculado durante a Olimpíada do Rio, em agosto do ano passado, era um guia para acompanhar os jogos. Desenvolvido com base em pesquisas e levantamento de dados realizado pela editoria de Esportes, o especial possibilitou ao usuário ter acesso a informações sobre as principais estatísticas dos esportes olímpicos, com animações e programação inovadora.

– A maior parte do esforço para desenvolver esses especiais não é visível para o usuário, são as ferramentas para as criações e edição do conteúdo. Por isso, é tão legal e motivador ver o reconhecimento internacional dos nossos trabalhos de visualização de dados – ressalta Guilherme Maron, responsável pela programação dos dois projetos.

Além de Zero Hora, os veículos Folha de São Paulo e Correio, da Bahia, compõem a lista de brasileiros entre os 32 concorrentes ao prêmio. Os vencedores vão participar do World Digital Media Awards, no dia 10 de outubro, em Berlim, na Alemanha. Uma cerimônia está marcada, ainda, para o dia 15 de novembro de 2017, em Buenos Aires, na Argentina.