O investimento será feito por meio de uma parceria de três anos com a Archant, uma editora de Norwich fundada em 1845 com mais de 50 títulos semanais e quatro jornais diários em seu portfólio. O Projeto Neon, nome dado ao acordo, prevê a criação de sites de notícias digitais em três regiões britânicas que experimentarão “diferentes abordagens comerciais”, como o estabelecimento de relações diretas com empresas locais, com o objetivo de atrair publicidade e filantropia.
Os meios de comunicação locais e regionais em muitos países foram fechados nos últimos anos, enquanto lutam para compensar a queda nas circulações dos jornais e na publicidade off-line, além da dificuldade de disputar o mercado publicitário digital cada vez mais dominado por Google e Facebook. Entre 2005 e 2018, o Reino Unido perdeu 245 agências de notícias locais, de acordo com o site Press Gazette. "Nenhum grupo de jornal local ainda encontrou a receita para sobreviver na era digital", disse Matt Kelly, diretor de conteúdo da Archant.
O Google lançou neste no sua News Initiative, com a promessa de investir US$ 300 milhões em três anos em projetos dentro do modelo de negócios de jornalismo na era digital. O Project Neon será o segundo empreendimento conjunto do Google com um editor de notícias após o lançamento de um projeto semelhante com a editora norte-americana McClatchy, em março.
Resenha com base em textos do Financial Times, Warc e Press Gazette, que podem ser lidos na íntegra nos links abaixo:
https://www.ft.com/content/1575e2be-da18-11e9-8f9b-77216ebe1f17