Imprimir esta página
Matt Kelly, diretor de conteúdo da Archant Matt Kelly, diretor de conteúdo da Archant / Reprodução

Google firma parceria com publisher para apoiar jornalismo local do Reino Unido

O Google anunciou esta semana investimento de “vários milhões de dólares” em organizações jornalísticas locais do Reino Unido, em um primeiro projeto do tipo fora dos Estados Unidos. A empresa de buscas da Alphabet capta, ao lado do Facebook, quase dois terços da publicidade digital. Esse controle é apontado por analistas e pelas empresas jornalísticas como um dos motivadores dos chamados “desertos de notícias”.

O investimento será feito por meio de uma parceria de três anos com a Archant, uma editora de Norwich fundada em 1845 com mais de 50 títulos semanais e quatro jornais diários em seu portfólio. O Projeto Neon, nome dado ao acordo, prevê a criação de sites de notícias digitais em três regiões britânicas que experimentarão “diferentes abordagens comerciais”, como o estabelecimento de relações diretas com empresas locais, com o objetivo de atrair publicidade e filantropia.

Os meios de comunicação locais e regionais em muitos países foram fechados nos últimos anos, enquanto lutam para compensar a queda nas circulações dos jornais e na publicidade off-line, além da dificuldade de disputar o mercado publicitário digital cada vez mais dominado por Google e Facebook. Entre 2005 e 2018, o Reino Unido perdeu 245 agências de notícias locais, de acordo com o site Press Gazette. "Nenhum grupo de jornal local ainda encontrou a receita para sobreviver na era digital", disse Matt Kelly, diretor de conteúdo da Archant.

O Google lançou neste no sua News Initiative, com a promessa de investir US$ 300 milhões em três anos em projetos dentro do modelo de negócios de jornalismo na era digital. O Project Neon será o segundo empreendimento conjunto do Google com um editor de notícias após o lançamento de um projeto semelhante com a editora norte-americana McClatchy, em março.

Resenha com base em textos do Financial Times, Warc e Press Gazette, que podem ser lidos na íntegra nos links abaixo:

https://www.warc.com/newsandopinion/news/google_forms_uk_local_news_partnership/42663?utm_source=daily-email-free-link&utm_medium=email&utm_campaign=daily-email-emea-prospects-20190920

https://www.ft.com/content/1575e2be-da18-11e9-8f9b-77216ebe1f17

https://www.pressgazette.co.uk/google-to-give-archant-millions-to-find-way-to-make-local-news-pay-online/