Reprodução Reprodução

Financial Times será comandado por uma mulher pela primeira vez desde que foi fundado, em 1888

A jornalista libanesa Roula Khalaf será a primeira mulher a comandar o jornal britânico Financial Times, fundado há 131 anos. Ela assume o posto de editora-chefe em janeiro de 2020, sucedendo a Lionel Barber, que deixará o cargo após 14 anos de uma gestão considerada bem-sucedida.

A informação foi confirmada por Barber em e-mail dele aos funcionários nesta terça-feira (12), segundo o próprio Financial Times. Roula Khalaf detém o segundo posto na hierarquia editorial do jornal desde 2016. Na mensagem enviada à redação, Barber disse que deixará “o melhor emprego do jornalismo”.

Roula Khalaf comanda a área de planejamento estratégico da redação do diário britânico, conhecida por iniciativas como o Trade Secret, um serviço de notícias cujo foco é o comércio internacional. Ela também atuou como vice-editora, editora internacional e editora de Oriente Médio durante suas mais de duas décadas no Financial Times. Segundo a Reuters, nos últimos anos, a jornalista tem atuado voltada para ao aumento da diversidade da redação e à atração de mais leitoras.

Assim como Katharine Viner, do The Guardian, Roula Khalaf se torna uma das poucas mulheres editando grandes jornais britânicos e uma das poucas editoras de grandes publicações no mundo desde que Jill Abramson deixou o The New York Times, ainda de acordo com a Reuters.

Ainda no seu e-mail, Barber comemorou os bons resultados financeiros do jornal.  “Quando assumi como editor, prometi restaurar o padrão mais elevado de comentário e reportagem no FT, e ajudar o conselho a construir um negócio lucrativo e sustentável”, escreveu, acrescentando que essa responsabilidade havia sido “um raro privilégio e prazer” em meio a “tempos tumultuosos”.

Comprado da Person em 2015 pelo maior grupo de mídia japonês, o Nikkei, o Financial Times tem 1 milhão de leitores pagantes, e o meio digital representa 75% de sua circulação total.

Leia mais em:

https://www.ft.com/content/52d01926-052a-11ea-a984-fbbacad9e7dd

https://www.theguardian.com/media/2019/nov/12/lionel-barber-to-step-down-as-financial-times-editor-roula-khalaf

https://www.reuters.com/article/us-financialtimes-moves-barber/financial-times-picks-first-female-editor-khalaf-as-barber-signs-off-idUSKBN1XM15Q