Marcel Hartmann foi um dos vencedores do III Concurso de Jornalismo Investigativo sobre HIV e Aids na América Latina e no Caribe Marcel Hartmann foi um dos vencedores do III Concurso de Jornalismo Investigativo sobre HIV e Aids na América Latina e no Caribe / Divulgação

Repórter de Zero Hora é reconhecido em premiação internacional

O repórter Marcel Hartmann, de Zero Hora, recebeu destaque em um concurso internacional pela produção de uma reportagem sobre o medicamento que reduz em até 90% as chances de contrair HIV, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Publicado no Caderno Vida, de Zero Hora, e no GaúchaZH, o trabalho foi reconhecido como o melhor do Brasil na categoria mídia escrita no III Concurso de Jornalismo Investigativo sobre HIV e Aids na América Latina e no Caribe. A cerimônia de premiação, com entrega de diploma e troféu, ocorrerá na Cidade do México, em julho.

– Sugeri a reportagem porque senti que a PrEP não estava recebendo a devida atenção à época. O prêmio é um sinal de que a reportagem jogou luz sobre um tema – comemora Marcel.

Ao longo da reportagem publicada em três páginas no Caderno Vida no dia 28 de abril de 2018, o repórter narra como funciona a nova forma de evitar a doença, descreve o panorama mundial de aceitação ao novo método e a projeção de investimento e de pessoas atendidas para os próximos cinco anos, além do contexto atual do vírus HIV no Brasil. O texto da publicação vencedora também é acompanhado por infográficos.

Promovida pela Aids Healthcare Foundation (AHF), com o apoio do Escritório Regional de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na América Latina e no Caribe, a premiação reconhece o trabalho de jornalistas e comunicadores na divulgação de informações relevantes para enfrentar a doença. Além do Brasil, também foram reconhecidos trabalhos publicados em países como Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Peru e República Dominicana. Todos os vencedores participarão da 10ª Conferência Internacional da Sociedade de Aids (IAS) sobre Ciência do HIV e de atividades preparatórias a serem realizadas na Cidade do México de 23 a 27 de julho de 2019.

Galeria de Presidentes

Arrow
Arrow
Marcelo Rech - 2016/2020
Shadow
Slider