O jornalista conta que o gerente de produtos da empresa norte-americana, Greg Marra, garantiu que a mudança não objetiva beneficiar especificamente o Instant Articles. Mas, segundo relata Wagner, o executivo não nega que, a partir da alteração que punirá os links mais lentos, a ferramenta do Facebook (e quem estiver associado a ela) será avaliada da mesma forma que os demais, e pode levar vantagem. "O Instant Articles carrega muito rapidamente", disse Marra.
Na mudança, que ocorrerá aos poucos e durante os próximos meses, as páginas com carregamento lento serão rebaixadas e, consequentemente, terão menos visibilidade. A rede social levará em consideração a velocidade da conexão de rede do usuário e a velocidade geral de um determinado site. Segundo os engenheiros Jiayi Wen e Shengbo Guo, do Facebook, atualmente 40% das pessoas não aguardam mais de três segundos para carregar uma página no meio móvel, e o Facebook quer garantir que os usuários possam passar mais tempo lendo as notícias e histórias que acham relevantes para não abandonar a rede.
Empresas e publishers terão de descobrir, por conta própria, se o seu site não é compatível com os padrões de velocidade do Facebook. Para isso, a rede social criou uma página com informações (media.fb.com/best-practices-to-improve-mobile-site-performance) e também disponibilizou um guia (media.fb.com/improving-the-integrity-of-news-feed-principles-for-publishers).
Promessas
Desde 2015, o Facebook promete benefícios aos publishers que se juntarem ao Instant Articles. Até aqui, entretanto, os produtores de conteúdo não ganham mais dinheiro com o sistema do que eles conseguiriam simplesmente dirigindo os usuários para seus próprios sites.
Recentemente, na tentativa de atrair os publishers, o Facebook promoveu atualizações no sistema. Entre elas está a capacidade de viabilizar publicação simultânea no Google AMP e no Apple News, por meio do SDK do Instant Articles; flexibilidade no modelo de anúncios; e a confirmação de que estuda a criação de um paywall voltado para assinaturas pagas dos publishers.
Leia mais em:
HTTPS://WWW.RECODE.NET/2017/8/2/16079814/FACEBOOK-NEWS-FEED-UPDATE-MOBILE-APP-LOAD-TIME-INSTANT-ARTICLES
https://monetización.com/el-proyecto-de-periodismo-de-facebook-actualizaci%C3%B3n-de-seis-meses-9b6221734d9
https://techcrunch.com/2017/08/02/facebook-will-soon-start-ranking-faster-loading-webpages-higher-in-news-feed/
http://fortune.com/2017/08/03/facebook-news-feed-speed/
http://www.techtudo.com.br/noticias/2017/08/o-facebook-muda-news-feed-para-favorecer-sites-que-carregam-rapido.ghtml