Imprimir esta página
Jornal do Comércio entrega prêmio O Futuro da Terra na Expointer Divulgação

Jornal do Comércio entrega prêmio O Futuro da Terra na Expointer

O Jornal do Comércio, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), realizou, na noite desta segunda-feira (26), a entrega do prêmio O Futuro da Terra, que reconhece pesquisadores e empresas que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio através de práticas inovadoras e sustentáveis. A cerimônia aconteceu às 19h30min, no auditório da Farsul no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a 42ª Expointer.

Ao todo, foram oito premiados, dentro das categorias Prêmio Especial, Cadeias de Produção e Alternativas Agrícolas, Inovação e Tecnologia Rural, Preservação Ambiental e Startup do Agronegócio.

O diretor-presidente do JC, Mércio Tumelero, ressaltou que a premiação reconhece boas iniciativas para o agronegócio, que tem um papel decisivo na economia do Rio Grande do Sul. "O agronegócio é fundamental para a economia gaúcha e nacional. Nada mais justo do que reconhecer aqueles que contribuem para o desenvolvimento da agropecuária através da tecnologia no campo e da preservação do meio ambiente", destacou.

O governador Eduardo Leite afirmou que são os pesquisadores que geram a inovação e lembram que o melhor do Rio Grande do Sul é seu povo. "Temos riquezas naturais e alavancas de desenvolvimento. Mas, sem a vocação empreendedora de nossa gente, não ocuparíamos esse protagonismo nacional".

Confira os vencedores:

PRÊMIO ESPECIAL: Ibanor Anghinoni (UFRGS)

CADEIAS DE PRODUÇÃO E ALTERNATIVAS AGRÍCOLAS: Jerson Vanderlei Carús Guedes (UFSM)

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA RURAL: Jackson Freitas Brilhante de São José (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural - RS) | Renar João Bender (UFRGS)

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: Luiza Rodrigues Redaelli (UFRGS)

STARTUP DO AGRONEGÓCIO: Eirene Solutions | Raks Tecnologia Rural | Cowmed