Até dia 26 de março professores de escolas públicas do Paraná podem se inscrever gratuitamente para participar do Projeto Até dia 26 de março professores de escolas públicas do Paraná podem se inscrever gratuitamente para participar do Projeto / Divulgação

Ler e Pensar, do Instituto GRPCOM em parceria com Gazeta do Povo, oferece três mil vagas para 2018

O Projeto Ler e Pensar (LeP), do Instituto GRPCOM em parceria com a Gazeta do Povo, lança o edital de inscrição da edição de 2018. Ao todo, serão ofertadas três mil vagas gratuitamente para professores, pedagogos e representantes de secretarias estaduais e municipais, que tiverem professores participando do Projeto. 

O LeP é um Projeto de incentivo à leitura e cidadania, que visa contribuir para o desenvolvimento social e cultural de crianças e adolescentes paranaenses, dirigido a professores e alunos do ensino fundamental e médio de escolas e instituições públicas do Paraná. Em funcionamento desde 1999, leva matérias da Gazeta do Povo para dentro da sala de aula, discutindo questões relevantes para o currículo.

Ao ser aprovado no edital do Ler e Pensar, o participante passa a ser assinante da Gazeta do Povo Digital sem nenhum custo de adesão ou mensalidade. Passa também a receber dicas de matérias para trabalhar em sala de aula e como implementar a metodologia do Projeto da melhor forma possível. Além disso, os participantes têm acesso a uma plataforma EAD exclusiva, com certificação que vale para progressão de carreira.

De acordo com a professora Thaís Pereira, que participou do Projeto em 2017, o trabalho com o Ler e Pensar ofereceu varias oportunidades de aprendizagem. “O jornal Gazeta do Povo foi considerado o nosso novo livro didático, por tratar de assuntos atuais e relevantes para estudo com alunos e divulgação a toda a comunidade escolar”, disse.

Novidades

Uma das grandes novidades do Ler e Pensar em 2018 é que o Concurso Cultural será lançado no início do ano, junto com o lançamento do Projeto. “Procuramos sempre ouvir o feedback dos participantes e esse foi um pedido recorrente deles no ano passado. Então, fizemos a mudança por entender que desta forma o professor conseguirá organizar melhor o trabalho ao longo do ano”, afirmou Mariane Maio, gestora estadual do Ler e Pensar.

Uma nova plataforma EAD também será apresentada aos professores. Mais moderna e interativa, os cursos terão uma linguagem atual, utilizando recurso de vídeos. Esta mudança vai de encontro ao novo objetivo do Ler e Pensar para 2018: consolidar a estratégia digital do Projeto, iniciada em 2017. “Além de continuar contribuindo para a leitura, aprendizagem e participação cidadã, que sempre foi objetivo do Projeto, nós pretendemos acompanhar as tendências educacionais e contribuir com a criação da cultura de uso das tecnologias digitais nas escolas”, completou Mariane.

Reconhecimento

A metodologia de uso do jornal proposta pelo Ler e Pensar, é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2010, por contribuir com o objetivo 2 dos então Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Educação Básica de qualidade para todos. Conta ainda com prêmios como o Prêmio Mundial de Jovens Leitores, World Young Reader Prize e INMA Awards.

Informações:

Período de inscrição: 26/02 a 26/03, às 9h

Divulgação dos resultados e início do Projeto: 02/04

Mais informações www.lerepensar.com.br

Inscrição: http://materiais.gazetadopovo.com.br/ler-e-pensar