Vencedores do Primeira Pauta 2016 Vencedores do Primeira Pauta 2016 / Divulgação/RBS/Carlos Macedo.

Projeto Primeira Pauta ZH começa sua nona edição e procura novos talentos

Cinco estudantes de Jornalismo serão selecionados e participarão de imersão na redação de Zero Hora, além de produzir uma reportagem

Criado com o objetivo de oportunizar a vivência da rotina na redação durante uma semana a estudantes de Jornalismo, o projeto Primeira Pauta ZH começa sua nona edição na segunda-feira (10). Serão três etapas do concurso, que permitirá a cinco futuros jornalistas com mais de 18 anos, que estejam cursando entre o terceiro e o sexto semestre em universidades gaúchas, receberem treinamento prático e teórico, além de uma imersão em Zero Hora, de 2 a 6 de outubro. Os selecionados produzirão uma reportagem e participarão de atividades jornalísticas nas diferentes áreas da redação.

– Tratamos com o maior carinho o programa Primeira Pauta, porque ele tem se revelado, ao longo dos anos, um garimpo extraordinário de futuros jornalistas para Zero Hora e todo o Grupo RBS. Muitos estudantes que algum dia se inscreveram nesta iniciativa brilham produzindo conteúdo de qualidade para nossos públicos – observa a diretora de Redação dos Jornais do Grupo RBS, Marta Gleich.

A primeira etapa do concurso consiste na redação de um texto jornalístico a partir de uma entrevista realizada com alguém de mais de 70 anos sobre aprendizados relacionados a amor, trabalho, saúde, aventura, família, aposentadorias ou escolhas pessoais. O envio será feito por meio do site do projeto (zhora.co/primeirapautazh), junto com uma selfie do estudante com seu entrevistado. Serão escolhidos até 15 finalistas, que participarão do Seminário Dia Primeira Pauta, com profissionais do Grupo RBS na sede da empresa. Ao final, serão anunciados os cinco vencedores do Primeira Pauta ZH 2017.

Sobre o Primeira Pauta ZH – Mais de 1,2 mil alunos já se inscreveram no concurso. Criado em 2009, o projeto oportunizou aos vencedores a experiência de acompanhar uma grande cobertura/reportagem de Zero Hora. A estudante Mariana Müller (UFRGS) viajou por 15 dias na Expedição Lagoa Mirim com ZH. Em 2010, Álvaro Andrade (Ulbra) participou da cobertura do acidente com mineiros no Chile. No ano seguinte, a vencedora foi Fabiane Paza (UFSM), que viajou em uma cobertura esportiva da Libertadores no Peru. Camila Faraco (UFPel), em 2012, integrou a equipe de ZH nas eleições em São Paulo. Em 2013, Jéssica Rebeca Weber (Feevale) foi a vencedora e acompanhou a reportagem Tesouros Farroupilhas em um roteiro pelo RS. Em 2014, ZH selecionou não um, mas cinco estudantes. O grupo formado por Júlia Burg (UFRGS), Vitória Lemos (UFRGS), Leonardo Vieceli (Unisinos), Camila Ghisleni (UFRGS) e Vinicius Coimbra (UPF) produziu uma reportagem sob orientação de profissionais. O conteúdo foi impresso e divulgado nas universidades. Em 2016, Eduardo Uhlmann (UFPel), Felipe Goldenberg Coelho (UFRGS), Gabriela Vaz Garcia (UFRGS), Larissa Pereira Burchard (Unipampa) e Joice Caroline da Silva (Unisc) foram os vencedores. Gabriela atualmente atua na editoria de Notícias de Zero Hora e Felipe na RBS TV. Em nove anos do programa, 26 estudantes buscaram e conseguiram vagas no Grupo RBS.