Assembleia geral da SIP debate principais desafios da indústria jornalística entre 4 e 7 de outubro Reprodução

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol) vai debater os principais desafios da indústria jornalística durante a sua 75ª Assembleia Geral, a ser realizada entre os dias 4 e 7 de outubro, em Miami (EUA).

A programação (veja aqui na íntegra) prevê, por exemplo, painéis sobre a cobertura das transformações climáticas, o peso das investigações acadêmicas nas reportagens, a influência da inteligência artificial na produção e na distribuição de conteúdo, a aplicação da Declaração de Salta (sobre liberdade de expressão no meio digital) e o impacto das redes sociais na democracia.

Dois painéis traçarão perspectivas futuras do jornalismo nos Estados Unidos, particularmente, e nas Américas e nos países de língua espanhola. A assembleia dará ainda atenção especial às violações às liberdades e aos direitos civis na Venezuela (do presidente Nicolás Maduro), na Nicarágua (Daniel Ortega) e em Cuba (Miguel Díaz-Canel).

Durante o encontro, a entidade entregará os prêmios de excelência jornalística aos vencedores da edição de 2019.