“Na ausência de informações confiáveis e confiáveis, não podemos ter debates racionais e razoáveis”, escreveu o jornalista em artigo publicado no site da WAN-IFRA. “Em vez disso, as discussões se transformam em gritos de luta, que tendem a ser dominados e vencidos por aqueles com as vozes mais altas, mais desagradáveis ou persistentes ou, com frequência, as melhores financiadas”.
Em contraponto, a garantia de informações confiáveis, ressaltou Fernandez, editor-chefe do The Straits Times, de Cingapura, é oferecida pelo jornalismo profissional. “Nosso trabalho é buscar informações, checá-las e verificá-las, entender a história, os antecedentes e o contexto, esforçar-nos para ser equilibrados e objetivos, analisar e interpretar os desenvolvimentos e procurar apresentar uma descrição mais justa possível dos eventos, para ajudar nosso público a decidir o que tudo isso significa para eles”, afirmou.
No artigo e também em entrevista ao jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul, Fernandez destacou que a cobertura das notícias custa caro, pois precisa de jornalistas qualificados. “E, nos negócios locais, não há audiência suficiente para pagar por essa cobertura noticiosa. É um reflexo da mudança nos modelos de negócios que as redações enfrentam. Sem recursos, as redações não podem fazer o trabalho que precisam em prol do interesse de suas sociedades”, afirmou o jornalista ao diário gaúcho.
O Dia Mundial da Notícia contou com a mobilização de 35 jornais de cinco continentes – entre eles, Zero Hora – que se uniram em campanha internacional para refletir sobre o papel do jornalismo profissional e o impacto positivo dos diários em suas comunidades. O projeto, segundo o diário gaúcho, inclui a publicação pelos jornais participantes de reportagens (reunidas aqui) que tiveram alto impacto social a fim de provocar reflexões sobre a importância do processo jornalístico, que envolve apuração rigorosa e descrição objetiva dos fatos, em uma era de propagação de fake news e campanhas de desinformação.
Leia mais em:
https://blog.wan-ifra.org/2019/09/26/why-the-news-matters-to-you-and-me