Relatório da INMA orienta publishers para “inevitável parceria” com gigantes digitais Reprodução

Relatório da INMA orienta publishers para “inevitável parceria” com gigantes digitais

As relações entre os publishers e as grandes empresas de tecnologia como Google e Facebook na reconstrução dos negócios do jornalismo após a disrupção da era digital exigem soluções que vão do diálogo direto à negociação coletiva e a mudanças em legislações, segundo novo relatório da International News Media Association (INMA). 

O documento, “How to Decode the Publisher-Platform Relationship”, compila estudos de executivos globais de mídia em seis continentes e entrevistas com 45 especialistas em mídia, empresas de tecnologia e reguladores. Integra a Iniciativa de Plataforma Digital da INMA, que visa auxiliar e capacitar os publishers a lidar com as ameaças à sustentabilidade financeira aceleradas pelo surgimento das plataformas interativas das companhias digitais.

O relatório, diz Earl J. Wilkinson, CEO da INMA, é denso e merece uma leitura profunda e criteriosa. Trata-se, segundo ele, de “poderosa síntese para que ‘esses parceiros comerciais inevitáveis’ possam superar o enigma da amplitude e trabalhar juntos para reconstruir os negócios do jornalismo”. Escrito pelo veterano da mídia australiano Robert Whitehead, o relatório da INMA enfatiza quatro questões principais entre os públishers e as grandes companhias do Vale do Silício:

Opiniões dos publishers sobre plataformas: examina as opiniões dos editores de notícias em todo o mundo sobre seus relacionamentos com Facebook, Google, Apple e Amazon.

Ecossistema legal e regulatório para plataformas: conecta os pontos do cenário jurídico e regulatório em rápido crescimento em todo o mundo.

Problemas na plataforma dos publishers e possíveis soluções: prioriza problemas em iniciativas dos editores de notícias e possíveis soluções, como agregação de direitos autorais/notícias; dados de privacidade/consumidor; status fiscal; notícias falsas e anúncios fraudados; destaque imparcial para conteúdo de assinatura de qualidade; imposto sobre notícias da plataforma e domínio da tecnologia de anúncios.

Manual do editor: cria um manual do editor sobre como posicionar estrategicamente as plataformas líderes em relacionamentos com leitores, premiação de públicos, usando alianças da indústria local, revendendo soluções de plataformas, adquirindo usuários através de plataformas e monitorando avanços legais.

Leia mais em:

https://www.inma.org/blogs/earl/post.cfm/the-backstory-of-inma-s-new-publisher-platform-report?_zs=Hl8xE1&_zl=UnBL5

https://www.inma.org/blogs/main/post.cfm/inma-creates-publisher-playbook-for-big-tech-platform-relationships?_zs=Hl8xE1&_zl=anBL5