Jornais estabelecem estratégias para manter leitores depois da pandemia Fonte: INMA

Jornais estabelecem estratégias para manter leitores depois da pandemia

Muitas das organizações de notícias com o maior número de assinaturas on-line do mundo estabeleceram medidas especiais para conquistar mais assinantes digitais e elevar as taxas de retenção após o período de pandemia, enquanto liberam boa parte de suas coberturas sobre a COVID-19 a todos os leitores e colecionam crescimento em suas audiências. A maioria dos 48 editores consultados pela International News Media Association (INMA) oferecia em março testes gratuitos ou muito baratos para novos assinantes.

O levantamento mostra que um terço dos publishers, 16 dos 48, mudou as regras de seus paywalls, desbloqueando alguns ou todos os conteúdos sobre COVID-19. Ao mesmo tempo, 42%, ou 20 de 48, alteraram o preço de sua assinatura online em março, na comparação com janeiro. A maioria das marcas reduziu o preço de seu acesso digital básico ou agregou novas ofertas de teste mais baratas, enquanto algumas aumentaram o preço.

As principais ofertas iniciais, informa a INMA, estão centradas em valores de uma unidade – US$ 1 ou U€ 1, por exemplo –, sugerindo que a ideia principal é tornar a oferta o mais aceitável possível. A maioria dos editores oferece testes com desconto por um, dois ou três meses respectivamente.

O prazo mais longo de desconto – um ano – é o do jornal norte-americano The New York Times. O diário também reduziu a oferta de preço inicial exibida para novos usuários anônimos, de US$ 2/semana para US$ 1/semana por um ano. No entanto, aumentou o preço normal depois dos primeiros 12 meses de US$ 3,75/semana para US$ 4,25/semana.

Alguns editores, como Dagens Nyheter, na Suécia, reduziram ainda mais a barreira, oferecendo um teste gratuito por um mês. Em contrapartida, pedem informações mais detalhadas sobre os clientes interessados na oferta.

Leia mais em:

https://www.inma.org/blogs/reader-revenue/post.cfm/research-publisher-strategies-to-keep-readers-post-pandemic