Jornais do grupo McClatchy são os primeiros a integrar novo projeto contra notícias falsas nos EUA

Jornais do grupo McClatchy são os primeiros a integrar novo projeto contra notícias falsas nos EUA

A redação do jornal Kansas City Star, do grupo norte-americano de mídia McClatchy, vai inaugurar o projeto News Co / Lab, um laboratório colaborativo destinado a ajudar o público leitor a encontrar novas formas de entender e se envolver com notícias e informações, evitando as “fake news” e discursos de ódio nas redes sociais. O programa foi desenvolvido pela Escola de Jornalismo e Comunicação Massiva Walter Cronkite da Universidade Estatal de Arizona. Tem financiamento do Facebook e da iniciativa News Integrity na Escola de Pós-graduação de Jornalismo da City University-New York (CUNY), com apoio do Centro Tow-Knight de Jornalismo Empresarial.

"Com tanto enfoque em credibilidade, confiança e alfabetização de notícias, estamos falando muito sobre como fortalecer nossas práticas dentro da companhia", disse o CEO do grupo McClatchy, Craig Forman. "Este projeto nos dá a oportunidade de trabalhar nesses temas com a investigação e a ajuda de especialistas”. Dois outros jornais da companhia de mídia foram selecionados para receber o projeto em breve: Modesto Bee (California) e Macon Telegraph (Georgia).

O diretor do Centro Tow-Knight de Jornalismo Empresarial, professor Jeff Jarvis, explicou os detalhes da iniciativa durante a 73ª Assembleia Geral da SIP, em outubro. Assista aqui.

Leia mais em:

http://www.sipiapa.org/notas/1211964-lanzan-iniciativa-contra-el-fake-news-diarios-eeuu