Imprimir esta página
RBS comemora 60 anos com celebração para colaboradores e conteúdo editorial especial /Foto: André Ávila/Divulgação

RBS comemora 60 anos com celebração para colaboradores e conteúdo editorial especial

O Grupo RBS completou 60 anos nesta quinta-feira (31) junto das pessoas que ajudaram a construir a história de seis décadas da empresa: os colaboradores e a audiência. A data marca o lançamento do novo posicionamento da RBS, que tem como propósito fazer jornalismo e entretenimento que conectam os gaúchos e contribuem para uma vida melhor. A celebração é um retorno à sua essência, mas com o olhar voltado ao futuro, com o desejo de construir uma RBS cada vez mais próxima, humana e plural.

O presente para a audiência foi entregue nesta quinta-feira: um conjunto de ações editoriais foi desenvolvido especialmente para comemorar os 60 anos do Grupo RBS. Um caderno de 28 páginas encartado em Zero Hora – e disponível também no digital e em reportagens especiais na RBS TV e discutido na Rádio Gaúcha – traz a evolução de seis temas cotidianos sob a ótica dos gaúchos nos últimos 60 anos, projetando o futuro. Já o especial 60 crônicas, em formato e-book, é o resultado de um convite feito a 60 comunicadores para que contassem histórias marcantes de aniversários. O material está disponível no site de Zero Hora, liberado para o acesso do público.

– Desde o ano passado, quando começamos a idealizar os nossos 60 anos, nós tínhamos a certeza de que queríamos comemorar essa data com as nossas pessoas. É uma celebração da nossa família, da família da RBS. Eu sou neto do Maurício e tenho uma alegria e um orgulho tão grande de poder, junto com vocês, dar continuidade a isso que começou a ser construído seis décadas atrás pelo meu avô. Quando eu penso nos 60 anos da RBS, eu não paro de pensar nele, que idealizou isso e foi tão visionário. Toda a nossa cultura de paixão, de intensidade, de empreendedorismo, de valorização das nossas pessoas, de crença no jornalismo e no entretenimento, as nossas ações de pensar grande, ter coragem, de ter curiosidade e inquietação vêm dele. E, aos poucos, são continuadas pela minha família e por cada um de nós, que faz a RBS todos os dias. Vocês tinham que ter conhecido o meu avô Maurício. Mais do que uma empresa, ele criou um jeito. O legado do meu avô é a nossa cultura, a cultura RBS – destacou o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.

Como porta-vozes da celebração de seus 60 anos, a RBS escolheu os próprios comunicadores e propôs uma integração entre os profissionais nos programas de rádio e TV. Foi feito um troca-troca para que cada um pudesse contar um pouco sobre sua a experiência ao longo dessa trajetória. A colunista de política de Zero Hora e uma das âncoras do programa Gaúcha Atualidade, Rosane de Oliveira, participou pela manhã do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV. Já os apresentadores do Galpão Crioulo, da RBS TV, Shana Müller e Neto Fagundes participaram do Gaúcha Hoje. Cristina Ranzolin, âncora do Jornal do Almoço, esteve no Gaúcha Atualidade. Alexandre Fetter, que comanda o Pretinho Básico na Atlântida, participou do Timeline, na Gaúcha. O narrador esportivo da RBS TV, âncora de programa esportivo da Gaúcha e colunista do Diário Gaúcho, Luciano Périco, esteve no Comando Maior, da Farroupilha. Eloi Zorzetto, um dos âncoras do RBS Notícias, fez parte do Sala de Redação, que foi transmitido direto da Arena do Grêmio, em dia de jogo da Seleção Brasileira. E Paulo Germano, colunista de Zero Hora, completou a integração de comunicadores fazendo uma participação no Pretinho Básico, da Atlântida.

Um texto manifesto lido em todos os programas de rádio, TV e publicado nos sites e nos jornais, resgatou a essência da empresa, desde a fundação, em 1957, quando Maurício Sirotsky Sobrinho associou-se à Rádio Gaúcha, e apontou ao futuro.

Na tarde desta quinta-feira (31), os colaboradores participaram de uma celebração na sede da empresa, em Porto Alegre, que foi transmitida via videoconferência para outras localidades nas quais há equipes em atuação, como Erechim, Rio Grande, Santa Maria, Cruz Alta, Caxias, Bagé, Santa Rosa, Pelotas, Passo Fundo, Santa Cruz, Uruguaiana e Brasília. Apresentado por Alice Bastos Neves e Luciano Potter, o evento contou com discursos emocionados dos representantes de três gerações da família – o presidente emérito, Jayme Sirotsky, o acionista Nelson Sirotsky e o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer. Eles convidaram a todos a construir juntos os próximos 60 anos, com a mesma verdade e energia com as quais foram vividos os primeiros 60 anos. Ao final, a empresa entregou um presente surpresa às equipes: um pocket show com o cantor Thiaguinho.

Na quarta-feira (30), as principais lideranças da RBS participaram de um encontro, no Instituto Ling, com o objetivo de compartilhar as principais realizações dos últimos anos e falar do futuro.