Com investimento forte para ampliar sua presença digital, já tem 100 mil internautas cadastrados Com investimento forte para ampliar sua presença digital, já tem 100 mil internautas cadastrados

A Tribuna, um dos mais antigos jornais do país, completa 126 anos

O jornal A Tribuna, de Santos, completou nesta quinta-feira (26) 126 anos, um dos mais antigos do país em circulação, e em fase de inovação e ampliação de seu espaço no universo digital.

Fundado em 26 de março de 1894, o jornal passou, ao longo das décadas, por inúmeras transformações, ampliações e ajustes em seu projeto gráfico. Nos últimos anos, vem investindo
fortemente na ampliação de sua presença digital, tanto no site (www.atribuna.com.br (https://www.atribuna.com.br/)), como nas redes sociais.

Na última terça-feira (24), A Tribuna chegou a 100 mil internautas cadastrados em seu portal.

Novidades

Algumas ações estão em curso no Grupo Tribuna para tornar o acesso mais facilitado ao leitor da Baixada Santista.

Desde o início do ano, todo o acervo do jornal está sendo digitalizado pela Biblioteca Nacional, do Rio de Janeiro. O término desse processo permitirá que o leitor acesse o
jornal de qualquer período da história pelo site do portal. Essa é uma facilidade implantada em vários dos principais veículos de comunicação do mundo.

Além disso, a partir desta quinta, a versão impressa do jornal, que esta disponível no site de A Tribuna e no aplicativo, poderá ser acessada gratuitamente por dois meses, como
degustação para novos leitores.

Credibilidade

O aniversário ocorre em um momento da história do Brasil em que a imprensa ganha mais visibilidade. A pandemia do coronavírus coloca os veículos de comunicação como a mais importante fonte de informação, prestação de serviços e esclarecimentos.

Para o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, chegar a 126 anos é “um mérito para poucos”. “Quando se chega a essa marca, é porque estabeleceu uma relação de confiança, credibilidade e carinho com a sua população”. A ANJ reúne 100 jornais brasileiros.

Atuação digital

De olho na transformação do mercado, o Grupo Tribuna segue ampliando sua atuação em todas as plataformas digitais. Líder absoluto em audiência com seus sites, e com o maior
engajamento social da Baixada Santista, a empresa tem investido forte no crescimento de suas marcas na grande rede.

Desde o mês de janeiro, o site ATribuna.com.br passou a exigir um cadastro simples dos seus usuários. A medida objetiva conhecer melhor o perfil do usuário para produzir um
conteúdo mais direcionado. Em menos de três meses, mais de 100 mil pessoas fizeram a inscrição para a navegação ilimitada.

Para atender a essa demanda, as equipes do jornal impresso e de Digital se uniram em janeiro para pensar e produzir novos tipos de conteúdo para as plataformas digitais.
“As mudanças foram muito positivas. Buscamos que as equipes respirem o Digital e entendam a importância e o dinamismo da internet para o Grupo. Tivemos um
crescimento de mais de 90% no número de usuários que acessam o site de A Tribuna nos últimos 12 meses. São mais de 3 milhões de pessoas diferentes, por mês, em média”,
explica o gerente de Jornalismo Digital do Grupo, Alexandre Lopes.

Além de ATribuna.com.br, a equipe interage, diariamente, com cerca de 1,8 milhão de pessoas nas redes sociais. O grupo, inclusive, é o único meio de comunicação da região a
ter forte presença em Facebook, Instagram e Twitter. Para os próximos meses, a expectativa é que a marca apareça em novas plataformas, como o Tik Tok.

Assim como ATribuna.com.br, o G1 Santos, com média de mais de 20 milhões de Pageviews por mês no primeiro bimestre deste ano, segue em crescimento. Em 2019, o G1 sediado no Grupo Tribuna foi o mais acessado entre todas as aliadas da Rede Globo no país. Neste ano, a história não tem sido diferente, e o G1 tem superado, mês a mês, seus próprios recordes.

Reflexões

“Estamos reforçando nossa presença digital, uma maneira rápida de saber dos acontecimentos locais, nacionais e internacionais. Mas levando para nosso portal a
credibilidade e seriedade construídas nesses 126 anos. Fake news só prejudicam a informação”, disse Marcos Clemente Santini, diretor-presidente de A Tribuna.

“É um orgulho chegar aos 126 anos. Um marco histórico. Novos leitores estão chegando pelo site: em menos de três meses 100 mil internautas cadastrados, e isso nos deixa muito felizes porque é a marca A Tribuna presente no universo digital. Somos uma das poucas empresas da região com tantos anos de vida, e isso devo aos colaboradores de hoje e do passado, aos leitores, anunciantes, parceiros e amigos. Vida longa e próspera a todos”, disse Roberto Clemente Santini, diretor-presidente da TV Tribuna.

Segundo Flávia Clemente Santini, diretora de circulação, “As pesquisas sempre mostram que, apesar das fake news, ainda são os veículos profissionais que têm a confiança e a credibilidade do público. O jornal impresso conquistou essa confiança do nosso leitor, e é essa confiança que nos traz até aqui”.

“Muito orgulho de ver o grande serviço que todos os colaboradores estão fazendo nesse ano tão difícil! Sempre procurando passar aos leitores as notícias mais relevantes da
melhor maneira possível”, disse Renata Clemente Santini, diretora de Marketing.