GDI GDI / Divulgação/RBS

Jornalistas do Grupo RBS levam a experiência do GDI para congresso de jornalismo investigativo

Resultados dos primeiros seis meses de atuação da equipe multiplataforma serão apresentados em palestra no 12º Congresso Internacional da Abraji

Jornalistas da RBS estarão em São Paulo, nesta sexta-feira (30), para apresentar no 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) a experiência do Grupo de Investigação (GDI), formado por repórteres de Zero Hora, Diário Gaúcho, Gaúcha e RBS TV. Os palestrantes serão o editor-chefe do Diário Gaúcho, Carlos Etchichury, que comanda o GDI, o repórter especial de Zero Hora Humberto Trezzi, o repórter Cid Martins, da Gaúcha, e o repórter Jonas Campos, da RBS TV.

Em seis meses, a equipe multiplataforma – inspirada no Spotlight, do jornal americano Boston Globe – produziu 22 reportagens sobre temas que tangenciam a vida da população e provocam repercussões, levando autoridades a rever seus processos. A iniciativa demonstra o investimento do Grupo RBS em jornalismo, especialmente no gênero investigativo, que demanda longo período de apuração.

– Vamos mostrar para o Brasil, no mais importante evento sobre jornalismo investigativo do país, os resultados de seis meses de denúncias e revelações feitas pelo GDI. Será um momento importante para o jornalismo investigativo produzido pela RBS – disse Carlos Etchichury.

No evento, será feita uma homenagem ao jornalista gaúcho Carlos Wagner, que foi repórter especial de Zero Hora.