Como participar do projeto Comprova e combater a desinformação na eleição

Como participar do projeto Comprova e combater a desinformação na eleição

Descrição do Projeto - 27 de setembro de 2018

Neste segundo webinário sobre o projeto Comprova, Adriana Garcia e Sérgio Lüdtke comentarão como está o projeto até agora, principais resultados, preocupações e pontos para observar para as próximas semanas na campanha presidencial. Saberemos como qualquer jornal brasileiro pode utilizar os desmentidos publicados pela coalizão de 24 veículos de comunicação do Comprova para combater o conteúdo enganoso durante a eleição presidencial.

 

Temas abordados

  • Diferença entre Checagem de Dados (Fact Checking) e Verificação (Debunks);
  • Como colaborar com a rede de verificação da coalizão Comprova, que reúne 24 veículos empenhados no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira;
  • Como treinar sua equipe a desmascarar conteúdo enganoso online.

Sobre o instrutor

Sérgio Lüdtke, jornalista e consultor em mídias digitais, é editor do Comprova.
Possui especializações em Gestão de Empresas de Comunicação e Marketing Digital. É bacharel em Jornalismo, formado pela FAMECOS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 1984. Concluiu em 2006 o Master em Gestão de Empresas de Comunicação, pelo CEU/Universidade de Navarra; e MBA – Master of Business Administration em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas entre 2015/2016.

Adriana Garcia, jornalista e consultora em design estratégico, é líder de projeto do First Draft no Brasil. Possui mestrado em Jornalismo, Mercado e Tecnologia pela ECA-USP. Foi Knight Fellow pela universidade de Stanford (Califórnia) e criadora do projeto Orbital Mídia, que visa acelerar a inovação e o empreendedorismo em Jornalismo. Atua também como diretora de Operações do Projor e professora do mestrado em Jornalismo Digital da ESPM-SP.

Assinatura ANJ FENAJORE1