Cobertura integrada, ao vivo, multimídia e com novos produtos traz oportunidades comerciais para anunciantes e conteúdo diversificado e de qualidade para a audiência Cobertura integrada, ao vivo, multimídia e com novos produtos traz oportunidades comerciais para anunciantes e conteúdo diversificado e de qualidade para a audiência

Grupo Liberal une veículos em projeto especial para o Círio de Nazaré 2020  


 
A 228ª edição do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações culturais e religiosas do mundo, não terá, pela primeira vez, as diversas procissões - inclusive a maior delas, que reúne mais de 2 milhões de devotos, no segundo domingo de outubro - pelas ruas de Belém. Para manter acesas as chamas da fé e da esperança que unem os paraenses, o Grupo Liberal desenvolveu um projeto de comunicação cross media e cross content que contempla uma série de ações e de conteúdos especiais.  
 
Entre os destaques, está a coleção “O Círio e suas Histórias”, com quatro fascículos encartados em O Liberal. Faz um resgate histórico do Círio de Nazaré, com fatos, fotos e curiosidades da festividade. O jornal, juntamente com o portal OLiberal.com, traz ainda a contagem regressiva patrocinada para o Círio 2020, com banners e reportagens diárias em cadernos e área especiais.  
 
Outro ponto alto são as primeiras páginas dos jornais Amazônia e O Liberal, na edição dupla especial - sábado, 10, e domingo, 11, de outubro - dedicadas à Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré vestindo o manto oficial deste ano. O espaço, uma tradição de décadas, traz oportunidade de oferecimento para as marcas dos patrocinadores, entre as quais Vale, Casas Bahia, Banco da Amazônia, Equatorial Energia e Uniodonto. O projeto também contemplou um pôster com arte customizada do Círio 2020.
 
“Vamos ter um Círio diferente, mas não menos especial. Por isso, o Grupo Liberal manteve um projeto robusto e atraente. Tanto para anunciantes, que contam com uma série de oportunidades de comunicação, quanto para leitores, ouvintes e internautas, que têm acesso a um conteúdo diversificado e de qualidade. Tudo isso por meio de uma cobertura ao vivo, integrada e interativa”, destaca Rodrigo Vieira, diretor de Marketing do Grupo Liberal.  
 
De acordo com o executivo, para a edição especial deste ano, os assinantes de O Liberal receberão um presente adicional: uma ecobag personalizada, criada pelo departamento de Marketing do Grupo Liberal.
 
OLiberal.com e Liberal Rádios  
Para agrupar o conteúdo do Círio 2020, o portal OLiberal.com criou uma área especial, com conteúdo multimídia: galerias de imagens, vídeos e podcasts, com entrevistas com membros da Diretoria da Festa de Nazaré, romeiros e convidados especiais. Foi produzida ainda a websérie “Histórias do Círio”. Em cinco episódios, conta a trajetória da festividade, desde o achado da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré por Plácido, em 1700, passando pelo significado de símbolos tradicionais da romaria, como a corda, até os dias atuais.  
 
Já a Liberal Rádios trará uma programação especial durante toda a manhã do domingo, 11, das 9h às 11h30, com músicas e entrevistas. Toda a transmissão será em rede, unindo as emissoras Liberal FM e Liberal AM, atingindo mais de 80 municípios paraenses.    
 
Redes Sociais
A novidade para os perfis dos veículos do Grupo Liberal são os formatos exclusivos para mídias sociais. No Instagram, a seção "Promesseiros de Nazaré" reúne depoimentos e imagens de fiéis. Para o feed, a "Galeria Nazaré" recorda, com imagens, momentos marcantes das procissões em anos anteriores. Para arrematar, o projeto inclui o "Quiz Nazaré", que pode ser acessado tanto no stories do Facebook como no Instagram de O Liberal, trazendo perguntas e respostas sobre o Círio de Nazaré.  
 
Cobertura ao vivo e integrada
Para o domingo de 11 de outubro, em que tradicionalmente ocorreria a maior procissão do Círio de Nazaré, as equipes de O Liberal, OLiberal.com e da Liberal Rádios farão uma transmissão integrada e em tempo real das celebrações que serão realizadas, sem a presença de fiéis, na Catedral Metropolitana de Belém e na Basílica de Nazaré. A cobertura terá como base os estúdios da rádio e da Redação Integrada do Grupo Liberal e contará com a participação de convidados regionais e nacionais via videoconferência.
 
“Nossas equipes também estarão nas ruas para fazer uma transmissão humanizada. Queremos que as pessoas possam sentir, de suas casas, todas as emoções do Círio, embora este ano ele aconteça em um formato diferente”, pontua Carlos Fellip, editor executivo de OLiberal.com.  
 

Pandemia e trabalho recomendações do MPT