ANJ e Centro Knight promovem primeiro curso massivo de fact-checking em português

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, com o apoio do Google News Lab, promovem, entre 5 de junho e 2 de julho, o primeiro curso online massivo e aberto (MOOC, na sigla em inglês) sobre verificação jornalística de fatos. Gratuito e em português, o “Fact-checking, a ferramenta para combater notícias falsas” será ministrado pela jornalista Cristina Tardáguila, da Agência Lupa, a primeira agência de verificação do Brasil.

Em quatro semanas, os participantes aprenderão sobre as origens do fact-checking e suas principais plataformas no mundo, as técnicas e metodologias por trás da checagem dos fatos e os princípios éticos dos verificadores. Conhecerão também os bastidores de alguns trabalhos de maior repercussão na área e aprenderão, por meio de exercícios, que qualquer pessoa pode (e deve) ser um checador.

“Estamos a pouco mais de um ano de distância das eleições presidenciais de 2018 e em meio a duas crises importantes: uma política e uma econômica. É um ambiente propício à disseminação de mentiras”, diz Cristina. “Então abrimos esse MOOC de fact-checking com o intuito de mostrar que qualquer um pode fazer checagem, mas que há técnica e é preciso ética nesse processo. São dois ingredientes indispensáveis”.

Para mais informações ou inscrições clique aqui.

https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-18360-aprenda-combater-noticias-falsas-inscreva-se-gratis-no-primeiro-curso-massivo-de-fact-