Credibilidade dos jornais e revistas brasileiros está entre as maiores do mundo, diz Ipsos Reprodução

Credibilidade dos jornais e revistas brasileiros está entre as maiores do mundo, diz Ipsos

A credibilidade de jornais e revistas brasileiros é a quarta maior do mundo, segundo a mais recente pesquisa global “Trust in the Media”, do instituto Ipsos. Seis em cada dez brasileiros (65%, contra uma média global de 47%) confiam nesses veículos, enquanto 8% não confiam e 23% confiam relativamente. Há, porém, forte impacto da desinformação espalhada nas redes sociais no índice de confiança dos brasileiros em relação a conteúdos de qualquer fonte de informação.

Ao perguntar sobre notícias falsas, a pesquisa identificou que jornais e revistas continuam com maior credibilidade, mas 59% dos entrevistados disseram acreditar que há conteúdo falso na mídia impressa. Em relação às mídias sociais, o percentual sobe para 68%, acima da média global (62%).

O Brasil também está entre os países que mais acreditam que a mídia impressa é relevante. Enquanto a média global é de 54%, a brasileira está em 70%, atrás apenas de Índia (82%) e África do Sul (74%). Do ponto de vista global, metade dos entrevistados  -- 19,5 mil pessoas em 27 países -- acredita que jornais e revistas agem com boas intenções. No Brasil, o percentual é de 63%. Os brasileiros acreditam ainda mais na boa intenção da televisão e do rádio (65%).

 “O Brasil tende a ser uma população que valoriza e confia na mídia mais do que grande parte dos países do mundo. O brasileiro é um cidadão que acredita na mídia e no valor que ela tem para informar e instruir”, afirma Diego Pagura, diretor na Ipsos Brasil, segundo o site Proxxima.

O índice de credibilidade dos jornais e revistas do Brasil perde apenas, segundo o Ipsos, para os da Índia, da Arábia Saudita e da África do Sul. A Sérvia é o mais que menos confia na mídia impressa, com 11%.

Leia mais em:

https://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/brasil-esta-entre-os-que-mais-confiam-em-jornais-e-revistas-diz-ipsos/

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/flavia-lima-ombudsman/2019/06/o-leitor-e-antes-de-tudo-desconfiado.shtml?loggedpaywall

https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/noticias/2019/07/17/ipsos-brasil-e-um-dos-paises-que-mais-confia-em-jornais-e-revistas.html