Marco Túlio Pires, diretor do Google News Lab no Brasil Marco Túlio Pires, diretor do Google News Lab no Brasil / Divulgação

Inscrições para o Desafio de Inovação Google News Initiative vão até 23 de julho

As inscrições para a primeira edição do Desafio de Inovação Google News Initiative (GNI) na América Latina encerram-se na próxima terça-feira (23). O programa vai beneficiar projetos com o objetivo de desenvolver novos modelos de negócios e produtos na área jornalística. As propostas selecionadas receberão até R$ 1 milhão.

Aberta para organizações tradicionais, nascidas no meio digital, startups, ONGs, canais de televisão e freelancers, a iniciativa está voltada para projetos que tragam resultados positivos não só para o próprio veículo, mas também considerem o ecossistema da imprensa como um todo, segundo o Google. Trabalhos colaborativos apresentados por duas ou mais organizações de imprensa receberão atenção especial.

“Para garantir que toda a imprensa da América Latina aproveite os resultados, vamos produzir estudos de caso e compartilhar os conhecimentos gerados a partir de cada projeto com toda a indústria”, afirma Marco Túlio Pires, diretor do Google News Lab no Brasil.

Criada em março do ano passado, a Google News Initiative é, segundo o Google, um esforço da companhia para ajudar “o jornalismo a prosperar na era digital”. O comprometimento global do projeto é de U$S 300 milhões em três anos. Até o momento, informa o Google, a GNI investiu US$ 120 milhões em iniciativas da empresa de buscas na web ao lado de mais de 350 organizações em 70 países. No Brasil, esse investimento chegou a US$ 36 milhões desde então.

Inscrições e informações neste link.