Imprimir esta página
The New York Times encerra site com textos traduzidos e produzidos em espanhol Reprodução

The New York Times encerra site com textos traduzidos e produzidos em espanhol

O jornal The New York Times decidiu encerrar seu site editado em língua espanhola, lançado em 2016 dentro da estratégia de globalização do diário, com atração de leitores internacionais. Em comunicado aos leitores nesta terça-feira (17), a publicação informou que a cobertura dedicada aos países de língua espanhola não será afetada. O jornal relatou ainda que seguirá traduzindo textos, entre reportagens e artigos, em mais de uma dezena de idiomas, incluindo o espanhol, mas distribuídos por meio de “informe” das principais notícias e dentro de um “modelo de assinaturas” digitais.

No comunicado, o diário destaca que, "embora o site em espanhol tenha atraído uma considerável nova audiência para nosso jornalismo, e produzido regularmente artigos (cerca de dez por dia, entre traduzidos e produzidos originalmente em língua espanhola) dos quais estamos orgulhosos, não demonstrou ser financeiramente exitoso". A mudança, diz a nota, não afetará a cobertura da América Latina, que "seguirá sendo sólida, com dedicados correspondentes, radicados em Medelín, Cidade do México e Rio de Janeiro". Não está claro se a quantidade de textos traduzidos para o espanhol a partir de agora será a mesma que a do site que está sendo descontinuado.

Em outro texto, o jornal relata que o site dedicado à língua espanhola alcançou uma audiência elevada, de “milhões”, tanto em usuários únicos como páginas vistas, além de níveis de “significativos” índices de lealdade. O site, segundo o The New York Times, é descontinuado mesmo após conquistar a confiança de mais de 300 mil assinantes.   

Resenha produzida com informações de textos do The New York Times e do The Hill. Os originais podem ser lidos nos links abaixo:

https://thehill.com/homenews/media/461864-new-york-times-shuts-down-spanish-language-platform

https://www.nytimes.com/es/2019/09/17/espanol/america-latina/nytimes-en-espanol-historias.html

https://www.nytimes.com/es/2019/09/17/espanol/una-nota-para-nuestros-lectores.html