Gazeta Online, do Espírito Santo, une tecnologia e jornalismo

Gazeta Online, do Espírito Santo, une tecnologia e jornalismo

A Gazeta Online, versão digital do jornal A Gazeta, do Espírito Santo, desenvolveu um sistema com base em um algoritmo para garantir aos leitores acesso facilitado e personalizado a notícias de temas de suas preferências. A ideia é proporcionar interatividade com o leitor, tornar a cobertura jornalística mais próxima da realidade da audiência e mantê-la navegando no site por mais tempo e de forma agradável.
 
A personalização começa a partir de um cadastro muito simples, solicitado após a leitura de 20 textos (ou diretamente no botão “login”, localizado acima e à direita na página do jornal na web). A partir do registro, que também pode ser feito via Facebook, Twitter, Linkedin e Google, o site começa a trabalhar com os dados de navegação. Em poucos dias, o leitor passa a receber sugestões de informações, a partir das temáticas preferidas do usuário.
 
Em breve, até mesmo botões com temas específicos estarão disponíveis. “É o primeiro passo para um novo projeto de entrega de conteúdo personalizado e qualificado para os internautas, que terão à disposição uma experiência de leitura semelhante à lógica das timelines de redes sociais”, afirma o editor executivo de digital, Aglisson de Souza Lopes.
 
O princípio automatizado, entretanto, não desvaloriza o trabalho da redação. Ao contrário. “Ao conhecer melhor os leitores, suas preferências e hábitos, podemos focar nossos esforços jornalísticos em temas de interesse de grupos de leitores e, até mesmo, em assuntos que eventualmente não estejam recebendo nossa devida atenção”, diz Souza Lopes. O estudo do comportamento das pessoas no portal pode ainda sustentar, com mais precisão, estratégias de interatividade, como  mensagens específicas, nas quais o objetivo é alcançar o público de forma certa e no tempo certo.



Mídia