Crítica ao duopólio digital, Unilever cria rede de 'publishers confiáveis' para publicidade online Reprodução

Crítica ao duopólio digital, Unilever cria rede de 'publishers confiáveis' para publicidade online

Não é de hoje que a anglo-holandesa Unilever, uma das maiores marcas anunciantes globais, critica e ameaça cortar investimentos de publicidade nas mídias interativa da web, como Facebook e Google. Agora a empresa decidiu consolidar uma espécie de clube da credibilidade, para proteger suas marcas, serviços e produtos. A companhia anunciou nesta semana que trabalhará com uma rede de "publishers confiáveis", informou a Reuters, com os quais gastará a maior parte de seu orçamento de marketing, em mais uma tentativa de melhorar a eficácia de sua publicidade digital.

A iniciativa da gigante de bens de consumo tem por objetivo garantir mais controle e visibilidade sobre onde seus anúncios são colocados, na esperança de reduzir a fraude e melhorar a segurança e qualidade de suas marcas, como Hellmans, Dove, Omo, Kibon e Knorr. "Primeiro vamos sair com a nossa abordagem e depois nos engajaremos com os publishers", disse Keith Weed, diretor global de marketing da Unilever. "Acredito que, de certa forma, isso se tornará um bom padrão de mercado para expectativas sobre o que um anunciante como a Unilever tem para engajar os publishers".

A Unilever é umas empresas líderes nos questionamentos sobre a real eficácia dos gastos em publicidade programática nas plataformas do Google e do Facebook, particularmente por causa das fraudes em métricas, com bots computadorizados para inflar os números de audiência, e constantes associações das marcas a conteúdos extremistas ou inadequados. Weed defende a necessidade de limpar a publicidade na Internet, e faz duros ataques à desinformação nas redes sociais e a "influenciadores" da mídia digital que compram seguidores.

No começo de 2018, na conferência anual do Interactive Advertising Bureau, Weed disse: “Notícias falsas, racismo, sexismo, terroristas espalhando mensagens de ódio, conteúdo tóxico dirigido a crianças... A Unilever, como uma empresa confiável, não quer anunciar em plataformas que não contribuem positivamente para a sociedade”.

https://digiday.com/marketing/accountability-unilever-creates-network-trusted-publishers/

https://www.euronews.com/2019/03/28/unilever-to-pick-trusted-publishers-for-digital-advertising