Forçar o Facebook a compartilhar seus dados com outras empresas é mais eficaz do que desmembrá-lo, diz comissária da UE Reprodução

Forçar o Facebook a compartilhar seus dados com outras empresas é mais eficaz do que desmembrá-lo, diz comissária da UE

A comissária de concorrência da União Europeia Margrethe Vestager disse nesta sexta-feira (17) que obrigar o Facebook a compartilhar as informações que coleta de usuários com outras empresas é uma solução mais eficaz contra o monopólio da maior rede social do mundo do que desmembrá-la, uma possibilidade que vem sendo debatida entre reguladores. " É muito mais direto e talvez muito mais poderoso dizer que precisamos de acesso a dados", disse.  

“Nós pensamos muito mais sobre o acesso aos dados quando se trata, por exemplo, do uso indevido da posição de um monopólio”, afirmou a comissária ao ser questionada sobre o Facebook na conferência de tecnologia da VivaTech em Paris. "Se você não tiver acesso a dados, não poderá fazê-lo no mercado porque não terá acesso a clientes em potencial." O Facebook detém atualmente o controle de 2,7 bilhões de contas online, incluindo os usuários das suas outras plataformas – o Instagram e os aplicativos WhatsApp e Messenger.

A comissária admitiu que o policiamento do acesso a dados teria seus próprios problemas, mas disse que seria algo "factível". O acesso aos bancos de dados dos gigantes de tecnologia, sustentou Margrethe, é necessário para promover inovações, como direção autônoma e inteligência artificia. Ela destacou a eficiência do sistema de sanções aplicado pela UE, dando como exemplo o Google, cuja empresa proprietária, a Alphabet, já foi multada três vezes pelo bloco. "Este é um sinal de que podemos ter que fazer mais", disse.

Margrethe afirmou que o desmembramento do Facebook não está descartado, mas certamente seria uma iniciativa que resultaria em longos procedimentos judiciais “É claro que seria uma medida de último recurso. Acho que isso nos manteria em tribunal por talvez uma década”.

Leia mais em:

https://br.reuters.com/article/internetNews/idBRKCN1SN2CV-OBRIN

https://qz.com/1622036/break-up-facebook-eus-margrethe-vestager-favors-making-it-share-data-instead/