Imprimir esta página
Reino Unido estuda dar poder para órgão regulador multar redes sociais por vídeos inadequados Reprodução

Reino Unido estuda dar poder para órgão regulador multar redes sociais por vídeos inadequados

O governo do Reino Unido estuda a possibilidade de dar ao Escritório de Comunicações (Ofcom), órgão regulador da mídia britânica, poderes para emitir multas contra plataformas e sites que não conseguem impedir a veiculação de vídeos com conteúdos considerados prejudiciais, como violência extrema, discurso de ódio ou abuso infantil.

A mudança, segundo o site PressGazette, está prevista em documento oficial do governo sobre danos online publicado em abril, que pedia uma nova legislação para tornar as empresas de mídia social sujeitas a um dever estatutário de proteção a usuários, com multas elevadas entre as penalidades por não fazê-lo. A nova classificação da Ofcom serviria como um arranjo provisório até que um regulador de danos online seja nomeado, dentro de uma legislação ainda a ser aprovada.

"Essas novas regras são um importante primeiro passo na regulamentação do compartilhamento de vídeos online e trabalharemos em conjunto com o governo para implementá-las", disse um porta-voz do órgão regulador. “Também apoiamos os planos para ir mais longe e legislar para um conjunto mais amplo de proteções, incluindo um dever de cuidado das empresas online para com seus usuários.”

As medidas são possíveis graças a uma diretiva da União Europeia, acordada por todos os países membros, incluindo o Reino Unido, que estendeu a regulamentação de TV e audiovisual para incluir também “plataformas de compartilhamento de vídeos”.

"Esta é uma chance real de trazer proteções legislativas antes da futura Lei de Danos Online e finalmente responsabilizar os sites quando colocarem crianças em risco", disse Andy Burrows, da Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade às Crianças no Reino Unido.

Leia mais em:

https://www.pressgazette.co.uk/ofcom-could-get-power-to-fine-tech-companies-over-harmful-videos/?utm_medium=email&utm_campaign=2019-08-13&utm_source=Press+Gazette+Daily+new+layout